Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

Fazer um backup do banco de dados Mysql e salvar no meu HD. Sem precisar armazenar no servidor.

02-10-2015 08:42

Bom dia,

Gostaria de uma ajudinha, gostaria de saber onde posso alterar no código abaixo, para que ele salve o backup do banco de dados no meu hd. Esse código faz backup e salva dentro da pasta Backup_Files no servidor.

Queria que em vez de salvar na pasta Backup_Files e sim consegui fazer download do backup para meu hd sem precisar armazenar no servidor.

<?php $con = mysqli_connect("localhost","user_name","pass","bd"); $tables = array(); $query = mysqli_query($con, 'SHOW TABLES'); while($row = mysqli_fetch_row($query)){ $tables[] = $row[0]; } $result = ""; foreach($tables as $table){ $query = mysqli_query($con, 'SELECT * FROM '.$table); $num_fields = mysqli_num_fields($query); $result .= 'DROP TABLE IF EXISTS '.$table.';'; $row2 = mysqli_fetch_row(mysqli_query($con, 'SHOW CREATE TABLE '.$table)); $result .= "\n\n".$row2[1].";\n\n"; for ($i = 0; $i < $num_fields; $i++) { while($row = mysqli_fetch_row($query)){ $result .= 'INSERT INTO '.$table.' VALUES('; for($j=0; $j<$num_fields; $j++){ $row[$j] = addslashes($row[$j]); $row[$j] = str_replace("\n","\\n",$row[$j]); if(isset($row[$j])){ $result .= '"'.$row[$j].'"' ; }else{ $result .= '""'; } if($j<($num_fields-1)){ $result .= ','; } } $result .= ");\n"; } } $result .="\n\n"; } //Create Folder $folder = 'Backup_Files/'; if (!is_dir($folder)) mkdir($folder, 0777, true); chmod($folder, 0777); $date = date('m-d-Y'); $filename = $folder."db_backup_".$date; $handle = fopen($filename.'.sql','w+'); fwrite($handle,$result); fclose($handle); ?>

Favor me ajude.
Obrigada
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

Re: Fazer um backup do banco de dados Mysql e salvar no meu HD. Sem precisar armazenar no servidor.

02-10-2015 11:59

Após a linha:

fclose($handle);

Adicione o seguinte:

// BASE DO NOME DO ARQUIVO $arq = $filename; // TIPO DE DOWNLOAD $var = "application/force-download"; // MONTAGEM DO LINK DO ARQUIVO $download = $arq.".sql"; if(file_exists($download)){ // adição do header para download header("Pragma: public"); header("Expires: 0"); header("Cache-Control: must-revalidate, post-check=0, pre-check=0"); header("Cache-Control: private",false); header("Content-Type: $var"); header("Content-Disposition: attachment; filename=\"".basename($download)."\";" ); header("Content-Transfer-Encoding: binary"); header("Content-Length: ".filesize($download)); readfile($download); }

1
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

Re: Fazer um backup do banco de dados Mysql e salvar no meu HD. Sem precisar armazenar no servidor.

02-10-2015 13:10

Obrigada Web
Não querendo ser chata, além de consegui salvar no hd tb está salvando no servidor. Será que tem como só salvar no hd ?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

02-10-2015 14:18

O que acontece é que para você baixar algum arquivo ele tem que ter sido criado.
O que pode ser feito, é você criar o arquivo, fazer todo o processo do download, em seguida apagar o arquivo.

Para fazer isso, no final do código após

.. header("Content-Length: ".filesize($download)); readfile($download); }

Adicione:

unlink($download);

1

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

02-10-2015 14:26

Funcionou, Obrigada!
2

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

07-02-2016 08:33

Olá! Estou necessitando fazer o backup compactado e salvar em pasta do servidor (depois, testarei o envio por e-mail e o download). No código que a colega postou, como se pode complementá-lo para compactar o banco de dados? Ontem, passei boa parte do dia, na verdade, quase o dia todo, das 7 às 20h, testando scripts que pesquisei no Google, mas não consegui compactar o arquivo. Até consegui criar o arquivo ZIP, mas, ao descompactá-lo, estava sem conteúdo. Num comentário a um dos códigos, alguém disse que muitos copiam um do outro na web e postam sem testar, sendo que, na verdade, esses códigos não funcionam, e acredito que os que encontrei são desse nível. Se necessário, posto aqui alguns códigos que testei, se for o caso de alguém desejar ajudar a encontrar o erro. Grato.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

07-02-2016 15:53

Esse script postado permite fazer o backup para uma pasta do servidor. Já para zipar o arquivo do backup você precisa usar esse script do link http://codigosnaweb.com/forum/Como-zipa ... _9072.html

Você só precisa setar o caminho até o arquivo sql na pasta. Se tiver problema com o código do link indicado só falar.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

08-02-2016 07:58

Eu vi esse código de compactação cujo link você postou num dos scripts que testei. Creio que não o colocaram no lugar certo dentro do script. Vou tentar adaptá-lo e retornarei. Grato.
1

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

08-02-2016 09:55

Peguei o código que a colega postou, salvando o arquivo na pasta do servidor (sem sua alteração de enviar por e-mail):

<?php $con = mysqli_connect("localhost","user_name","pass","bd"); $tables = array(); $query = mysqli_query($con, 'SHOW TABLES'); while($row = mysqli_fetch_row($query)){ $tables[] = $row[0]; } $result = ""; foreach($tables as $table){ $query = mysqli_query($con, 'SELECT * FROM '.$table); $num_fields = mysqli_num_fields($query); $result .= 'DROP TABLE IF EXISTS '.$table.';'; $row2 = mysqli_fetch_row(mysqli_query($con, 'SHOW CREATE TABLE '.$table)); $result .= "\n\n".$row2[1].";\n\n"; for ($i = 0; $i < $num_fields; $i++) { while($row = mysqli_fetch_row($query)){ $result .= 'INSERT INTO '.$table.' VALUES('; for($j=0; $j<$num_fields; $j++){ $row[$j] = addslashes($row[$j]); $row[$j] = str_replace("\n","\\n",$row[$j]); if(isset($row[$j])){ $result .= '"'.$row[$j].'"' ; }else{ $result .= '""'; } if($j<($num_fields-1)){ $result .= ','; } } $result .= ");\n"; } } $result .="\n\n"; } //Create Folder $folder = 'Backup_Files/'; if (!is_dir($folder)) mkdir($folder, 0777, true); chmod($folder, 0777); $date = date('m-d-Y'); $filename = $folder."db_backup_".$date; $handle = fopen($filename.'.sql','w+'); fwrite($handle,$result); fclose($handle); ?> ]

A partir da linha que contém chmod($folder, 0777); estou tentando fazer as alterações adaptando o código ZIP que você indicou:

$date = date('mdY_His'); //$date = date('m-d-Y'); $filename = "db_backup".'sql'; //$filename = $folder."db_backup_".$date; $zip = new ZipArchive; $arquivo = "seu_arquivo_zipado_"; //$arquivo = "seu_arquivo_zipado.zip"; if($zip->open($arquivo) == TRUE) { //if($zip->open($arquivo) === TRUE) { $zip->addFile($filename); //$zip->addFile("arquivo1.php", "arquivo2.php"); $zip->close(); } else { echo "erro"; } $teste = $folder.$arquivo.$date; $handle = fopen($teste.'.zip','w+'); //$handle = fopen($filename.'.sql','w+'); fwrite($handle,$result); fclose($handle);

Vai um arquivo ZIP para a pasta, mas não consigo extraí-lo, surgindo a mensagem: "The archive is either in unknown format or damaged". Também estava dando erro com esta linha if($zip->open($arquivo) === TRUE) { e troquei o sinal === por ==. Não sei se fiz certo.

E há o seguinte log de erro no servidor: "[08-Feb-2016 11:40:11] PHP Warning: ZipArchive::addFile() [<a href='ziparchive.addfile'>ziparchive.addfile</a>]: Invalid or unitialized Zip object in (...) on line 57
[08-Feb-2016 11:40:11] PHP Warning: ZipArchive::close() [<a href='ziparchive.close'>ziparchive.close</a>]: Invalid or unitialized Zip object in (...) on line 59". A hora do servidor está adiantada em duas horas.

Vou continuar tentando. Você pode me ajudar?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

08-02-2016 10:59

O que acontece é o seguinte. A função para zipar tem que ter o arquivo já criado. Quando você insere o zipar no mesmo arquivo que criar o arquivo acaba não dando tempo para isso.

O ideal seria:

- Criar o sql na pasta do servidor e após isso criar uma redirecionamento "header PHP ou window.location JavaScript" para direcionar o usuário para o zipar.
Ai no caso passando através do link ou de uma SESSION o caminho até o arquivo sql que acabou de ser criado.

Ou seja, no arquivo que cria o .sql você vai abrir o session_start e fazer essa alteração:

Trocar

$filename = $folder."db_backup_".$date;

Por

$filename = $folder."db_backup_".$date; $_SESSION['filename'] = $folder."db_backup_".$date;

Ai você já tem o nome do sql criado na SESSION.

Agora no arquivo que cria o .sql faz um header no final apontando para o arquivo do zipar.
No arquivo do zipar abre o session_start e usa o valor da SESSION para comprimir o sql.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

08-02-2016 11:08

Entendi. Vi algo parecido num dos arquivos que testei ontem. Vou testar conforme você sugeriu. Grato.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

08-02-2016 13:32

O arquivo que gera o arquivo sql, por enquanto, está assim:

<?php $con = mysqli_connect("localhost","user","pass","bd"); $tables = array(); $query = mysqli_query($con, 'SHOW TABLES'); while($row = mysqli_fetch_row($query)){ $tables[] = $row[0]; } $result = ""; foreach($tables as $table){ $query = mysqli_query($con, 'SELECT * FROM '.$table); $num_fields = mysqli_num_fields($query); $result .= 'DROP TABLE IF EXISTS '.$table.';'; $row2 = mysqli_fetch_row(mysqli_query($con, 'SHOW CREATE TABLE '.$table)); $result .= "\n\n".$row2[1].";\n\n"; for ($i = 0; $i < $num_fields; $i++) { while($row = mysqli_fetch_row($query)){ $result .= 'INSERT INTO '.$table.' VALUES('; for($j=0; $j<$num_fields; $j++){ $row[$j] = addslashes($row[$j]); $row[$j] = str_replace("\n","\\n",$row[$j]); if(isset($row[$j])){ $result .= '"'.$row[$j].'"' ; }else{ $result .= '""'; } if($j<($num_fields-1)){ $result .= ','; } } $result .= ");\n"; } } $result .="\n\n"; } //Create Folder $folder = 'Backup_Files/'; if (!is_dir($folder)) mkdir($folder, 0777, true); chmod($folder, 0777); $date = date('m-d-Y'); session_start("zip"); //echo session_id(); echo "<br>"; $filename = $folder."db_backup_".$date; $_SESSION["filename"] = $folder."db_backup_".$date; //$filename = $folder."db_backup_".$date; echo ("<script language='javascript'>window.location.href=\"teste_com_zip_2_zip.php?filename=$_SESSION[filename]\";</script>"); exit(); /* $handle = fopen($filename.'.sql','w+'); fwrite($handle,$result); fclose($handle); */ ?>

E o arquivo que gera o zip, por enquanto, está assim:

<?php session_start("zip"); if(!empty($_GET["filename"])) { $_SESSION["filename"] = $_GET["filename"]; } elseif(!empty($_SESSION["filename"])) { echo $_SESSION["filename"]; } echo session_id(); echo "&nbsp;-&nbsp;"; echo "variável session id"; echo "<br>"; echo $_GET["filename"]; echo "&nbsp;-&nbsp;"; echo "variável GET filename"; echo "<br>"; echo $_SESSION["filename"]; echo "&nbsp;-&nbsp;"; echo "variável SESSION filename"; echo "<br>"; $zip = new ZipArchive; $arquivo = "seu_arquivo_zipado.zip"; if($zip->open($arquivo) == TRUE) { //if($zip->open($arquivo) === TRUE) { $zip->addFile("$_SESSION[filename].sql"); //$zip->addFile("arquivo1.php", "arquivo2.php"); $zip->close(); } else { echo "erro"; } $handle = fopen($arquivo,'w+'); //$handle = fopen($filename.'.sql','w+'); fwrite($handle,$result); fclose($handle); ?>

Está sendo criado um arquivo vazio zip com o nome seu_arquivo_zipado.zip fora da pasta onde deve ser criado.

São gerados os seguintes logs pelo servidor:

"[08-Feb-2016 14:31:10] PHP Warning: ZipArchive::addFile() [<a href='ziparchive.addfile'>ziparchive.addfile</a>]: Invalid or unitialized Zip object in /home/.../public_html/teste_backup_11_zip/teste_com_zip_2_zip.php on line 19

[08-Feb-2016 14:31:10] PHP Warning: ZipArchive::close() [<a href='ziparchive.close'>ziparchive.close</a>]: Invalid or unitialized Zip object in /home/.../public_html/teste_backup_11_zip/teste_com_zip_2_zip.php on line 22".

A variável $_SESSION["filename"] é exibida com o seguinte conteúdo no arquivo de criação do zip: Backup_Files/db_backup_02-08-2016. Idem quanto ao conteúdo da variável $_GET["filename"].

O trecho abaixo permanece no arquivo de geração do sql?

//Create Folder $folder = 'Backup_Files/'; if (!is_dir($folder)) mkdir($folder, 0777, true); chmod($folder, 0777);

Acredito que não estou sabendo gerar o arquivo sql.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

08-02-2016 17:03

Alguns erros no seu arquivo de criar o sql. session_start é sempre no topo do documento, a segunda linha:

<?php session_start(); ..

Você colocou no meio do código.

Outro erro foi você ter comentado exatamente o trecho que escreve o sql. Dessa forma o zip vai estar sempre vazio.

//$handle = fopen($filename.'.sql','w+'); //fwrite($handle,$result); //fclose($handle);

Segue o seu código com as correções

<?php session_start(); $con = mysqli_connect("localhost","user","pass","bd"); $tables = array(); $query = mysqli_query($con, 'SHOW TABLES'); while($row = mysqli_fetch_row($query)){ $tables[] = $row[0]; } $result = ""; foreach($tables as $table){ $query = mysqli_query($con, 'SELECT * FROM '.$table); $num_fields = mysqli_num_fields($query); $result .= 'DROP TABLE IF EXISTS '.$table.';'; $row2 = mysqli_fetch_row(mysqli_query($con, 'SHOW CREATE TABLE '.$table)); $result .= "\n\n".$row2[1].";\n\n"; for ($i = 0; $i < $num_fields; $i++) { while($row = mysqli_fetch_row($query)){ $result .= 'INSERT INTO '.$table.' VALUES('; for($j=0; $j<$num_fields; $j++){ $row[$j] = addslashes($row[$j]); $row[$j] = str_replace("\n","\\n",$row[$j]); if(isset($row[$j])){ $result .= '"'.$row[$j].'"' ; }else{ $result .= '""'; } if($j<($num_fields-1)){ $result .= ','; } } $result .= ");\n"; } } $result .="\n\n"; } //Create Folder $folder = 'Backup_Files/'; if (!is_dir($folder)) mkdir($folder, 0777, true); chmod($folder, 0777); $date = date('m-d-Y'); //echo session_id(); echo "<br>"; $filename = $folder."db_backup_".$date; // NOME DO ARQUIVO SALVO NA SESSION $_SESSION["filename"] = $folder."db_backup_".$date.".sql"; //$filename = $folder."db_backup_".$date; //echo ("<script language='javascript'>window.location.href=\"teste_com_zip_2_zip.php?filename=$_SESSION[filename]\";</script>"); //exit(); $handle = fopen($filename.'.sql','w+'); fwrite($handle,$result); fclose($handle); header("Location:teste_com_zip_2_zip.php"); ?>

O arquivo que cria o zip deveria estar assim:

<?php session_start(); $zip = new ZipArchive; $arquivo = "seu_arquivo_zipado.zip"; if($zip->open($arquivo) === TRUE) { $zip->addFile($_SESSION["filename"]); $zip->close(); } else { echo "erro"; } header("Location:baixar.php"); ?>

0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

08-02-2016 21:36

Grato. Ainda não deu certo.

Primeiro, surgiu um erro do arquivo que cria o zip, sendo enviado o arquivo db_backup_02-08-2016.sql para a pasta, mas sem ser zipado.

O erro foi apontado por este trecho:

else { echo "erro"; }

Não sei se a causa é essa, mas substituí o sinal desta linha if($zip->open($arquivo) === TRUE) {, de === por ==. Rodou, sendo enviado o arquivo db_backup_02-08-2016.sql para a pasta, mas sem ser zipado.

E foram gerados os seguintes logs de erro:

"[08-Feb-2016 23:16:14] PHP Warning: ZipArchive::addFile() [<a href='ziparchive.addfile'>ziparchive.addfile</a>]: Invalid or unitialized Zip object in /home/.../public_html/teste_backup_12_zip/teste_com_zip_2_zip.php on line 8

[08-Feb-2016 23:16:14] PHP Warning: ZipArchive::close() [<a href='ziparchive.close'>ziparchive.close</a>]: Invalid or unitialized Zip object in /home/.../public_html/teste_backup_12_zip/teste_com_zip_2_zip.php on line 9".

Não deve ser utilizada a biblioteca zip.lib.php?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

08-02-2016 21:48

Supondo que a SESSION está salvando a pasta e o nome do arquivo corretamente o o diretório está correto, pode ser permissão no arquivo seu_arquivo_zipado.zip. Tenta alterar a permissão/chmod do arquivo .zip para 777.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

08-02-2016 22:10

Grato. Desculpe. Não sei se compreendi e se fiz corretamente. O arquivo .zip que você referiu é o que gera o zip (este: teste_com_zip_2_zip.php)? Eu alterei a permissão dele para 777 e surgiu o erro abaixo:

"Internal Server Error
File "/home/ourinhos/public_html/teste_backup_12_zip/teste_com_zip_2_zip.php" is writeable by group
suPHP 0.7.2
".
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

09-02-2016 11:02

Não. É o zip mesmo. O zip do link que indiquei. Você tem que pegar um arquivo .zip e esvaziar ele. Depois jogar no servidor e dá permissão/chmod 777.

Para que ele permita que a função zip coloque um arquivo dentro dele. Pelo seu código é o arquivo seu_arquivo_zipado.zip

Inclusive testei o script no meu domínio e zipou sem problema. Talvez seria melhor entrar em contato com seu provedor para ver se não há nenhuma restrição quanto a criação de zip.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

14-02-2016 12:03

Entendi. Se me permitir, vou continuar com as tentativas desta adaptação mais adiante. Eu encontrei um código que faz o backup em zip, salva na pasta do servidor, e, também, envia por e-mail, usando o cron. Se não houver problema em postar, o link é este: http://www.dwalker.co.uk/phpmysqlautobackup/. O comando para se utilizar o cron é este: php -q public_html/pasta_site_servidor/phpmysqlautobackup/run.php. Testei o código sem adaptá-lo para o meu código para ver o funcionamento, e funciona, pelo que percebi, perfeitamente. Passei a uma outra etapa de meu código em desenvolvimento, e, noutro momento, quero voltar para concluir a adaptação do código deste post. Sou grato pelo auxílio.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

14-02-2016 16:25

Bom que conseguiu.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

28-02-2016 12:05

Obrigado.
0