Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

Gravar mais de um registro ao mesmo tempo em mysql

03-12-2014 09:34

Bom dia!

Tenho um form com vários campos, e preciso que o usuário preencha os campos, de enviar e grave tudo de uma vez no banco de dados, só que várias linhas, exemplo:

Tenho 3 campos no form: arquivo (que faz upload), código e observação, todos input

Daí eu tenho 10 linhas com esses campos, uma embaixo da outra.

Ele poderá fazer 10 uploads, colocar 10 códigos e 10 obs para cada arquivo, ao gravar, grava na tabela arquivos, varios registros.

Eu cheguei a testar e pesquisar algo na net e ficou assim:

$sql = mysql_query("INSERT INTO arquivos(arquivo) VALUES (1), (2), (3), (4)");

Mas daí ele só grava dentro da coluna arquivo, grava vários, tipo: linha 1 na coluna arquivos grava numero 1, linha 2 grava 2.... mas sempre na coluna arquivos.

Preciso passar mais dados para que grave na coluna cod e na coluna obs tmb, e lembrando que isso é manual que fiz para testar, não sei como passaria vários do form pra ca, pensei com array.

Mas estou meio perdido nessa denovo rs, se puderem me ajudar agradeço.

Código do meu form:

<td height="14">Arquivo:</td>           <td height="14" align="center">Código:</td>           <td height="14">Observações:</td>         </tr>         <tr>           <td height="14">           <input name="arquivo1" type="file" class="campo" id="arquivo1" size="33"></td>           <td height="14" align="center">           <input name="cod1" type="text" class="campo" id="cod1" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs1" type="text" class="campo" id="obs1" size="50"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo2" type="file" class="campo" id="arquivo2" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod2" type="text" class="campo" id="cod2" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs2" type="text" class="campo" id="obs2" size="50"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo3" type="file" class="campo" id="arquivo3" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod3" type="text" class="campo" id="cod3" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs3" type="text" class="campo" id="obs3" size="50"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo4" type="file" class="campo" id="arquivo4" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod4" type="text" class="campo" id="cod4" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs4" type="text" class="campo" id="obs4" size="50"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo5" type="file" class="campo" id="arquivo5" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod5" type="text" class="campo" id="cod5" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs5" type="text" class="campo" id="obs5" size="50"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo6" type="file" class="campo" id="arquivo6" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod6" type="text" class="campo" id="cod6" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs6" type="text" class="campo" id="obs6" size="50"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo7" type="file" class="campo" id="arquivo7" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod7" type="text" class="campo" id="cod7" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs7" type="text" class="campo" id="obs7" size="50"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo8" type="file" class="campo" id="arquivo8" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod8" type="text" class="campo" id="cod8" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs8" type="text" class="campo" id="obs8" size="50"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo9" type="file" class="campo" id="arquivo9" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod9" type="text" class="campo" id="cod9" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs9" type="text" class="campo" id="obs9" size="50"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo10" type="file" class="campo" id="arquivo10" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod10" type="text" class="campo" id="cod10" size="5" maxlength="5"></td>           <td height="14"><input name="obs10" type="text" class="campo" id="obs10" size="50"></td>

Obrigado

MOVIDO PARA MYSQL
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

03-12-2014 10:04

Faz um teste com serialize Salvar-junto-dois-arrays-com-serialize-PHP_1_7597.html

Você vai passar os inputs no formato array

<input type="text" name="campo1[]"....

0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

03-12-2014 10:30

Será que é isso que preciso?

Na verdade eu quero que salve várias linhas no banco de dados, para que no futuro, eu possa filtrar do jeito que eu precisar, tipo:

campos:
arquivo1 - cod1 - obs1
teste.jpg - A154 - Teste Observação

Dai, isso é uma linha no meu BD, podendo assim gerar 10 linhas salvas de uma vez só, ou seja, 10 ids auto increment.

Daí quando eu for exibir, eu falo pra select * from arquivos where id = 8 por exemplo, entendeu?

Precisam ser vários registros, cada linha preenchida um registro

http://prntscr.com/5cr74m
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-12-2014 10:36

Acho que a melhor forma é com array, porque com uma linha no banco de dados você armazena várias linhas de input.

Faz um teste com alguns inputs para ver se serve para você.
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

03-12-2014 10:38

entendi, mas acho que vou precisar com varias linhas mesmo, pq alem disso, vai ter o id da empresa e o id da obra.

Assim quando eu precisar puxar um arquivo ou mudar ele especifico fica mais facil.

Com array ele ficaria preso a um único id correto?

Tem algum jeito de gravar varias linhas? aquele que te passei no primeiro post funcionava, mas só conseguia gravar em uma coluna
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-12-2014 10:42

Funciona sim, a base seria:

name="linha1_c1[]".... name="linha1_c2[]".... name="linha1_c3[]".... name="linha2_c1[]".... name="linha2_c2[]".... name="linha2_c3[]"....

Ai basta substituir o array do exemplo pelos names do input.
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

03-12-2014 10:45

de qual exemplo, deste meu:

$sql = mysql_query("INSERT INTO arquivos(arquivo) VALUES (1), (2), (3), (4)");  

Ou do serialize?

E como seria o insert?

acho que me perdi rs
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-12-2014 10:50

Testa o exemplo lá que indiquei.

O conteúdo que vai para o bd vai ser algo tipo assim

a:3:{i:0;s:3:"1-4";i:1;s:3:"2-5";i:2;s:3:"3-6";}

O insert vai ficar em uma linha, associado ao id.

É só testar o exemplo.
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

03-12-2014 11:34

Cara, sei que é feio, mas eu fiz vários inserts.

Como vão ser apenas 10, acho que nao vai ter mto problema, eé que senão vou ficar te alugando a toa, rs

Vou ver depois exemplos com arrays, pra nao ficar fazendo td na mão, segue ex. que fiz

$arquivo = 'teste.jph'; $cod = 'cod'; $obs = 'obs teste'; $arquivo2 = 'teste2.jph'; $cod2 = 'cod2'; $obs2 = 'obs teste2'; $arquivo3 = 'teste3.jph'; $cod3 = 'cod3'; $obs3 = 'obs teste3';     // Montamos a consulta SQL para deletar a(s) notícia(s) com ID maior ou igual a três $sql = mysql_query("INSERT INTO arquivos VALUES ('', '".$arquivo."', '".$cod."', '".$obs."')"); $sql = mysql_query("INSERT INTO arquivos VALUES ('', '".$arquivo2."', '".$cod2."', '".$obs2."')"); $sql = mysql_query("INSERT INTO arquivos VALUES ('', '".$arquivo3."', '".$cod3."', '".$obs3."')"); 

valeuuu!
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-12-2014 15:20

Fazendo com array ia ficar bem mais simples, até na hora de editar, mas, já que fez assim blz.

Tem até um exemplo de outro post parecido com o que você precisa

<?php if(isset($_POST['submit'])) { extract($_POST); for($i = 0; $i < count($id); $i++) { echo "UPDATE tabela SET coluna1='{$nome[$i]}', coluna2='$idade[$i]' WHERE id='{$id[$i]}<br />'"; } } ?> <form action="teste.php" method="post"> <input type="text" name="id[]" value="1"> <input type="text" name="nome[]" value="abcd"> <input type="text" name="idade[]" value="45"> <br /> <input type="text" name="id[]" value="2"> <input type="text" name="nome[]" value="efgh"> <input type="text" name="idade[]" value="46"> <br /> <input type="submit" name="submit"> </form>

0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

08-12-2014 18:00

Boaa!!

Era exatamente isso que precisava!!!!

O código ficou assim:

<?php if(isset($_POST['submit'])) { extract($_POST); for($i = 0; $i < count($id); $i++) { $sql = mysql_query("INSERT INTO arquivos VALUES ('', '', '1', '1', '1', '', '" .$nome[$i]."', '".$idade[$i]."')"); } } echo $sql; ?>

Adaptei a minha tabela e fiz um teste assim, só pra ver se era isso e funcionou!

Muuito obrigado!
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

08-12-2014 18:05

Só para estudo, o que seria o código, vc poderia traduzir? o que fez com esse "for"?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

08-12-2014 18:47

O for significa enquanto, ou seja

enquanto um número for menor que outro, esse número vai aumentando, por exemplo

for(i = 0; i < 4; i++) { 0, 1, 2, 3 }

No caso do script é usado a função count, para contar o número de elemento do array.
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

08-12-2014 19:38

Entendi, legal!

No caso deu td certo, gravou meus dados do form um em cada linha com apenas um comando.

Mas eu tenho 10 campos lá!

Se eu preencho apenas 1, os outros 9 vão em branco, se preencho 2, os outros 8 em branco e por aí vai.

Como fazer pra ele gravar apenas os que eu preencher, tem como?

Algum checkbox, ou validação, não sei rs
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

08-12-2014 19:41

Dentro do for você pode pegar a variável que identifica o campo, e se ela vier vazia, não faz o insert, por exemplo

for....{ if($campo=="") { // nada } else { insert.... } } 

0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

08-12-2014 19:47

Mas tipo, qual o campo que será identificado?

eu tenho 4 campos:

id_arq, arquivo, cod, obs

10 linhas com os mesmos campos com o "[]" na frente

Se eu preencher 1 linha com os 3 campos, como vou falar que os outros 9 estao em branco?
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

08-12-2014 19:52

Opa, acho que entendi:

<?php if(isset($_POST['enviar'])) { extract($_POST); for($i = 0; $i < count($id_arq); $i++) {      $data = date("d/m/y"); } } if($arquivo=="") { // nada } else { $sql = mysql_query("INSERT INTO arquivos VALUES ('', '".$data."', '".$id_cl."', '".$id_ob."', '1', '".$arquivo[$i]."', '".$cod[$i]."', '".$obs[$i]."')"); } ?>

ai o campo arquivo que estiver vazio, ele não grava a linha

é isso?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

08-12-2014 19:57

Isso. Basta usar uma variável que você esteja mandando, que seja possível identificar se ela está vazia ou não.
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

08-12-2014 20:07

Achei que tinha ido mas nao foi:

<?php if(isset($_POST['enviar'])) { extract($_POST); for($i = 0; $i < count($id_arq); $i++) {      $data = date("d/m/y"); } } if($cod=="") { // nada } else { $sql = mysql_query("INSERT INTO arquivos VALUES ('', '".$data."', '".$id_cl."', '".$id_ob."', '1', '".$arquivo[$i]."', '".$cod[$i]."', '".$obs[$i]."')"); } ?>

ai eu preencho assim: http://prntscr.com/5epg79

Na teoria, tinha que gravar esses 3 que preenchi o campo codigo certo?

Mas dai ele nao grava nada, apenas grava uma linha com os dados que são variaveis em branco: http://prntscr.com/5epgsp

O que será que é?

Olha meu form:

<form action="cadastro/cadastrar-projetos.php" method="post" enctype="multipart/form-data">      <table width="100%" border="0" cellspacing="10" cellpadding="0" class="texto-preto">         <tr>           <td width="42%" height="14" valign="top"><select name='id_cl' class='campo' id='id_cl'>             <?   //Consulta com a tabela //Selecione tudo de nomedatabela em ordem crescente pelo nome  $consulta2 = mysql_query('SELECT * FROM cliente order by empresa_cl ASC'); echo"<option value='0'>Selecione uma empresa</option>"; while ($dados2 = mysql_fetch_array($consulta2)) {      echo"<option value='".$dados2['id_cl']."'>".$dados2['empresa_cl']."</option>"; } ?>           </select></td>           <td width="10%"><script> $(document).ready(function() {   $('#empresa').click(function() {   $.post("filtra_obra.php", {campo:$('#id_cl').val()}, function(valor){ alert('Obras carregadas!'); $('#resultado').html(valor); } )   });   }); </script>           <a href="#" id="empresa" class="bt-cadastro">Carregar</a></td>           <td width="44%"><div id="resultado"></div></td>           <td width="44%" height="14">&nbsp;</td>         </tr>         <tr>           <td height="2" colspan="4" align="left">            </td>         </tr>         <tr>           <td height="2" colspan="4"><hr></td>         </tr>         <tr>           <td height="14">Arquivo:</td>           <td height="14" align="center">Código:</td>           <td>Observações:</td>           <td>&nbsp;</td>         </tr>         <tr>           <td height="14">           <input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]" size="33"></td>           <td height="14" align="center">           <input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]2" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]3" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]3"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]4" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]4"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]5" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]5"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]6" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]6"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]7" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]7"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]8" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]8"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]9" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]9"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14"><input name="arquivo[]" type="file" class="campo" id="arquivo[]10" size="33"></td>           <td height="14" align="center"><input name="cod[]" type="text" class="campo" id="cod[]" size="5" maxlength="5"></td>           <td><input name="obs[]" type="text" class="campo" size="50"></td>           <td><input type="text" name="id_arq[]" id="id_arq[]10"></td>         </tr>         <tr>           <td height="14" colspan="4"><hr></td>         </tr>                  <tr>           <td height="22" colspan="4"><a href="javascript:history.back(1);" class="bt-cadastro">Voltar</a>&nbsp;           <input name="enviar" type="submit" class="bt-cadastro" id="button" value="Enviar"   /></td>         </tr>       </table>              </form>

Desculpa te alugar rs, valeu!
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

08-12-2014 20:14

Você colocou o if de verificação fora do for. Assim não vai haver a verificação. Tem que seguir essa regra.

<?php if(isset($_POST['submit'])) { extract($_POST); for($i = 0; $i < count($id); $i++) { if($nome[$i]=="") { // IGNORA } else { echo "UPDATE tabela SET coluna1='{$nome[$i]}', coluna2='$idade[$i]' WHERE id='{$id[$i]}<br />'"; } } } ?>

<form action="teste.php" method="post"> <input type="text" name="id[]" value="1"> <input type="text" name="nome[]" value="abcd"> <input type="text" name="idade[]" value="45"> <br /> <input type="text" name="id[]" value="2"> <input type="text" name="nome[]" value="efgh"> <input type="text" name="idade[]" value="46"> <br /> <input type="submit" name="submit"> </form>

Se você apagar um dos valores que está no input nome[], verá que o UPDATE do exemplo não será mostrado.
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

08-12-2014 20:24

Coloquei assim e ele gravou os 10 de vez:

<?php if(isset($_POST['enviar'])) { extract($_POST); for($i = 0; $i < count($id_arq); $i++) { $data = date("d/m/y"); if($id_arq=="") { //NADA } else { $sql = mysql_query("INSERT INTO arquivos VALUES ('', '".$data."', '".$id_cl."', '".$id_ob."', '1', '".$arquivo[$i]."', '".$cod[$i]."', '".$obs[$i]."')"); } } } ?>

Estou reparando aqui, como eu adaptei do seu modelo que grava conforme o id, eu coloquei no meu form 10 inputs "id_arq[]", dai ele grava 10.

Se eu coloco 8 campos "id_arq[]", ele grava 8 registros,

Será que tem como controlar por aí? Pode ser por isso tmb que nosso if não funciona né?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

08-12-2014 20:36

Se você vai se basear em id_arq[], o if tem que ser assim

if($id_arq[$i]=="") {

Tem que usar o $i, porque vai pegar cada input de forma individual.
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

08-12-2014 20:40

Juro que usei o $i quando estava testando o if fora do for rsrs

Agora deu certo, caso preenchido o id_arq, grava a linha!

Muito bom, só detalhe mesmo que é ruim de enxergar hehe!

Vou viajar nesse código pra deixar do jeito que preciso! Qq coisa te aviso!

Valeu por enqto!

Abs
0