Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor

Iniciante! Duvida Mysql_query

22-12-2008 16:55

ola pessoal, é meu primeiro post aqui, pude constatar que este forum é profissional.
Sou iniciante em PHP+MySQL, andei vasculhando a Internet, e já estou um pouco cansado disso.
É o seguinte: Existem muitos topicos por ai ensinando como acessar, criar e insererir dados no MySQL, o que esta faltando é um tutorialzinho mais avançado sobre consulta (SELECT) da base de dados, algo como aplicacao de filtros, para por exemplo, fazer uma busca por um nome e mostrar todos os dados refente: Endereco, cep, tel, etc. Sinto falta disso.
O que eu realmente quero fazer é isso, criar um formulario para cadastro de pessoas, e o que falta é a consulta a esses dados de uma forma mais eficaz.
Bem, espero não estar falando besteira.
Sem alguem tiver alguma ideia, eu ficarei grato.
Abraços.
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

22-12-2008 17:10

MOVIDO: de PHP para MySQL

Bem vindo, esse assunto de consulta é um pouco amplo, a idéia do fórum é mais postar scripts simples, que já "falem por sí mesmo", para você vê e já entender o funcionamento, ai, formula uma dúvida mais voltada a uma base específica.
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor

22-12-2008 17:39

Valew Web. Desculpe ter postado no lugar errado!
Bom, vou citar um exemplo, vou tentar.

Estou usando MySQL, meu bando de dados é PVC, minha tabela é clientes. Dentro dela tenhos varios registros, alguns são: nome, endereco, cidade, empresa,etc.
Todo o script para inserir os dados esta pronto, tudo funcionando. Já esta inserindo dados no banco.
A duvida é o seguinte: Depois de um tempo esse banco de dados vai crescer, ai eu gostaria de fazer uma consulta para ver os dados do cliente tupy por exemplo. Entao eu preciso consultar tupy no nome do campo, e, gostaria que viesse todos os dados juntos. Como uma listagem do cadastro dessa empresa. É ai que eu estou meio perdido.

Segue aqui o meu script rodando para inserir dados.

<?php $conn = mysql_connect("localhost","root","teste"); mysql_select_db("pvc", $conn); $nome = $_POST['nome']; $email = $_POST['email']; $endereco = $_POST['endereco']; $cep = $_POST['cep']; $bairro = $_POST['bairro']; $cidade = $_POST['cidade']; $estado = $_POST['estado']; $telefonepessoal = $_POST['telefonepessoal']; $empresa = $_POST['empresa']; $telefonecomercial = $_POST['telefonecomercial']; $enderecocomercial = $_POST['enderecocomercial']; $c_cep = $_POST['c_cep']; $c_bairro = $_POST['c_bairro']; $c_cidade = $_POST['c_cidade']; $c_estado = $_POST['c_estado']; $cnpj = $_POST['cnpj']; $ie = $_POST['ie']; $c_email = $_POST['c-mail']; $site = $_POST['site']; $obs = $_POST['obs']; $sql = "INSERT INTO `pvc`.`clientes` (`nome`, `email`, `endereco`, `cep`, `bairro`, `cidade`, `estado`, `telefonepessoal`, `empresa`,`telefonecomercial`, `enderecocomercial`, `c_cep`, `c_bairro`, `c_cidade`, `c_estado`, `cnpj`, `ie`, `c_email`, `site`, `obs`) VALUES ('$nome', '$email', '$endereco', '$cep', '$bairro', '$cidade', '$estado', '$telefonepessoal', '$empresa', '$telefonecomercial', '$enderecocomercial', '$c_cep', '$c_bairro', '$c_cidade', '$c_estado', '$cnpj', '$ie', '$c_email', '$site', '$obs');"; $result = mysql_query ($sql); ?>

0

ADMIN
ADMIN
Contato:

22-12-2008 18:07

Um script de consulta, seria basicamente isso

<?php $conexao = mysql_connect("localhost", "login", "senha") or die(mysql_error()); $db = mysql_select_db("bancodedados"); // note que na consulta abaixo vou pegar da tabela "suatabela" os campos: campo1 e campo2 // só quando o campo1 for igual a: esse valor "que seria o nome da pessoa" $selec = "SELECT campo1, campo2 FROM suatabela WHERE campo1='esse valor'"; $exec = mysql_query($selec, $conexao) or die(mysql_error()); // $total vai retornar o número de linhas retornadas $total = mysql_num_rows($exec); // para mostrar os dados é usado o while while($campos=mysql_fetch_array($exec)) { extract($campos); // abaixo vai mostrar cada linha retornada e dá uma quebra echo "$campo1 e $campo2<br>"; } // mostrando o numero de linhas echo "$total linha(s)"; ?>

Basicamente é isso, altera os campos ai de acordo com seu bd e tabela.
0

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor

22-12-2008 18:34

Haaaa garotinho.... agora estou começando a pegar a coisa! Vou mexer aqui e fazer uns testes! Assim que tiver um resultado vou postas.
Só gostaria de entender melhor esta parte.

// para mostrar os dados é usado o while
while($campos=mysql_fetch_array($exec)) {
extract($campos);
Seria possivel explicar?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

22-12-2008 19:38

O while é um laço, que pega todas as linhas da consulta através do mysql_fetch_array() e armazena em $campos, enquanto tiver linhas, o while vai sendo repetido.

o extract() retira todos os valores desse laço, por exemplo: ao invés de usar: $campos['campo_tal'], eu uso o extract() e pego somente: $campo_tal
0

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor

23-12-2008 12:54

Obrigado Web, esta funcioando, ou melhor estava!
Eu estava utilizando o XAMPP, mas de uma hora para outro comecou a aparecer varias telas de erro com uma DLL. Acabei desinstalando tudo e instalei o EasyPHP, só que agora ele não registra nada.
Me parece que pode haver uma configuração do PHP que é preciso ativar para funcionar, mas não sei qual é.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

23-12-2008 13:03

Não conheço o Easy PHP, tem que ver a versão do PHP dele também. Você tem que verificar se não instalou algo relacionado a servidor, porque pode ser esse o conflito com o Xampp. Tenta também deletar tudo relacionado ao Xammp, incluíndo pastas, limpando o registro, etc...
0

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor

24-12-2008 14:16

Web, obrigado pela ajuda, agora esta funcionando, voltei a usar o Xampp. Já consigo fazer consulta.
Só surgiu uma grande duvida: O usuario e senha para acessar a base de dados vem junto com o arquivo PHP, nesse caso se alguem baixar a pagina vair poder ver estes dados. Como o pessoal faz para contornar isso?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

24-12-2008 15:48

Isso depende, está assim:

$usuario = "aaa";
$senha = "bbb";

Ou esses valores estão já configurados em um input text?
0

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor

24-12-2008 16:09

esta assim mesmo especificado.
Qual o procedimento correto?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

24-12-2008 16:35

Sim, mas, no PHP ou no HTML que estão os valores? Se estiverem no PHP não se preocupe, porque não dá para capturar simplesmente copiando o código-fonte da página.
0