Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

 
Avatar do usuário
ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Mensagens: 17235
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Sexo: Masculino
Localização: RJ / RJ / Brasil
Contato:

O que é JavaScript

21-01-2007 02:26

JavaScript é uma linguagem que permite injetar lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML podem ser escritas utilizando-se editores de texto, como o NotePad, Write, etc. Porém, existem editores próprios para gerar HTML, tais como HotDog e (mais recomendado) Microsoft FrontPage.

Os parágrafos de lógica do javaScript podem estar "soltos" ou atrelados a ocorrência de eventos.

Os parágrafos soltos são executados na sequência em que aparecem na página (documento) e os atrelados a eventos são executados apenas quando o evento ocorre.

Para inserir parágrafos de programação dentro do HTML é necessário identificar o início e o fim do set de JavaScript, da seguinte forma:

<SCRIPT>

Set de instruções

</SCRIPT>

Este procedimento pode ser adotado em qualquer local da página. Entretanto, para melhor visualização e facilidade de manutenção, recomenda-se que toda a lógica seja escrita no início do documento, através da criação de funções a serem invocadas quando se fizer necessário (normalmente atreladas a eventos).

Se a lógica é escrita a partir de um determinado evento, não é necessário o uso dos comandos <SCRIPT> e </SCRIPT>.

Os comandos JavaScript são sensíveis ao tipo de letra (maiúsculas e minúsculas) em sua sintaxe.

Portanto, é necessário que seja obedecida a forma de escrever os comandos, de acordo com a forma apresentada ao longo deste manual. Caso seja cometido algum erro de sintaxe quando da escrita de um comando, o JavaScript interpretará, o que seria um comando, como sendo o nome de uma variável.
0

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado