Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

Populando selects de cidades e estados com AJAX PHP e jQuer

10-12-2010 09:57

Bom dia

Achei esse tutorial sobre como popular select do HTML usando Ajax, mas estou encontrando dificuldades em adaptar o código as minhas necessidades.

Esse é o link com o tuturial... http://www.daviferreira.com/blog/post/3 ... query.html

Meu problema é diferente do dele...
Eu cadastro um jogo...
id_jogo data nome_time_um nome_time_dois gol_time_um gol_time_dois

Primeiramente...cadastra-se apenas o jogo...e depois os gols.
O que eu quero é que na hora de atualizar a tabela..o usuário informa a data..e para a data escolhida eu abro um select com os jogos daquele dia.

no exemplo do tutorial ele tem duas tabelas...e eu apenas uma.

Eu fiz isso
//Arquivo times.ajax.php <?php header( 'Cache-Control: no-cache' ); header( 'Content-type: application/xml; charset="utf-8"', true ); $data = mysql_real_escape_string( $_REQUEST['data'] ); $time1 = array(); $sql = mysql_query("SELECT id_jogo, nome_time_um FROM jogo WHERE data = $data", $db); while($row = mysql_fetch_array($sql)) { $time1[] = array( 'id_jogo' => $row['id_jogo'], 'nome_time_um' => $row['nome_time_um'], }; } echo( json_encode( $time1 ) ); ?>

E no PHP
<title>Cadastrar Resultado do Jogo</title> <style type="text/css"> .carregando{ color:#666; display:none; } </style> </head> <body> <?php //incluindo o arquivo de conexão com o banco de dados include('conection.php'); ?> </div> <div id="cadastro_resultado_jogo"> <form id="cadastro_resultado" name="cadastro_resultado" method="post"> <p>Informe a data do jogo<select name="data" id="data"> <option value="data">Escolha a data que ocorreu o jogo</option> <?php $sql = mysql_query("SELECT DISTINCT data, id_jogo FROM jogo", $db); while($row = mysql_fetch_array($sql)) { $data= $row['data']; $id_jogo = $row['id_jogo']; echo '<option value="'.$id_jogo.'">'.$data.'</option>'; $id = $id_jogo; } ?> </select></p> <label for="nome_time_um">Informe os times que participaram:</label> <span class="carregando">Aguarde, carregando...</span> <select name="nome_time_um" id="nome_time_um"> <option value="">-Escolha um time-</option> </select> <script src="http://www.google.com/jsapi"></script> <script type="text/javascript"> google.load('jquery', '1.3'); </script> <script type="text/javascript"> $(function(){ $('#data').change(function(){ if( $(this).val() ) { $('#nome_time_um').hide(); $('.carregando').show(); $.getJSON('times.ajax.php?search=',{data: $(this).val(), ajax: 'true'}, function(j){ var options = '<option value=""></option>'; for (var i = 0; i < j.length; i++) { options += '<option value="' + j[i].id_jogo + '">' + j[i].nome_time_um + '></option>'; } $('#id_jogo').html(options).show(); $('.carregando').hide(); }); } else { $('#id_jogo').html('<option value="">– Escolha um time –</option>'); } }); }); </script>

Onde estou errando..ja troquei por id_jog...data..nome_time_um
mas não lista as opções...
:sweat:
0

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

10-12-2010 14:56

eu mudei alguma coisas no código
e dei um alert no $data pra ver se tava passando e a resposta foi a seguinte mensagem:

o conteudo de $data é[object HTMLSelect Element]

segue o código novamente
<title>Cadastrar Resultado do Jogo</title> <style type="text/css"> .carregando{ color:#666; display:none; } </style> </head> <body> <?php //incluindo o arquivo de conexão com o banco de dados include('conection.php'); include('times.ajax.php'); ?> </div> <div id="cadastro_resultado_jogo"> <form id="cadastro_resultado" name="cadastro_resultado" method="post"> <p>Informe a data do jogo<select name="data" id="data"> <option value="">Escolha a data que ocorreu o jogo</option> <?php $sql = mysql_query("SELECT data, id_jogo FROM jogo", $db); while($row = mysql_fetch_assoc($sql)) { $data= $row['data']; $id_jogo = $row['id_jogo']; echo '<option value="'.$id_jogo.'">'.$data.'</option>'; } ?> </select></p> <label for="nome_time_um">Informe os times que participaram:</label> <span class="carregando">Aguarde, carregando...</span> <select name="nome_time_um" id="nome_time_um"> <option value="">-Escolha um time-</option> </select> <script src="http://www.google.com/jsapi"></script> <script type="text/javascript"> google.load('jquery', '1.3'); </script> <script type="text/javascript"> $(function(){ $('#data').change(function(){ if( $(this).val() ) { $('#nome_time_um').hide(); $('.carregando').show(); $.getJSON('times.ajax.php?search=',{data: $(this).val(), ajax: 'true'}, function(j){ var options = '<option value=""></option>'; for (var i = 0; i < j.length; i++) { options += '<option value="' + j[i].id_jogo + '">' + j[i].nome_time_um + '></option>'; } alert("O conteudo de data é "+data); $('#id_jogo').html(options).show(); $('.carregando').hide(); }); } else { $('#nome_time_um').html('<option value="">– Escolha um time –</option>'); } }); }); </script> </body> </html>

E agora o times.ajax.php
<?php include('conection.php'); //header( 'Cache-Control: no-cache' ); //header( 'Content-type: application/xml; charset="utf-8"', true ); $data = mysql_real_escape_string( $_REQUEST['data'] ); $time1 = array(); $sql = mysql_query("SELECT id_jogo, data, nome_time_um FROM jogo WHERE data = '2010-12-08'", $db); while($row = mysql_fetch_assoc($sql)) { $time1[] = array( 'id_jogo' => $row['id_jogo'], 'nome_time_um' => $row['nome_time_um'], ); } echo( json_encode( $time1 ) ); ?>

Alguém???
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

10-12-2010 15:13

O original do artigo, funcionou no seu teste?
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

10-12-2010 15:37

Sim eu testei o código dele( em novos arquivos .php)
e funciona sim

mas adaptado para o meu que não....
não acho o erro..pensei ter me confundido com os ids..mas acho que em times.ajax.php ele nem está pegando o value de data...
dei um alert e apareceu a mensagem que mencionei assim
alert("ovalor de data é"+data);

resultado o valor de data é[object HTMLSelectElement]
não consigo visualizar o valor..nem fazer a comparação na tabela entre data(do banco) e $data(já escolhido)...tanto que joguei a data 2010-12-08 para testar se o select do banco funcionava..e funciona!!!
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

10-12-2010 16:46

O REQUEST acho que não funciona no PHP5, você deve usar o GET ou POST, por exemplo

$data = mysql_real_escape_string($_GET['data']);
0

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

10-12-2010 17:01

Já que eu não consigo resolver...

Web..tu conhece algum outro jeito de fazer isso??
povoando(com os valores do banco) o segundo select de acordo com a opção escolhida no primeiro select??

dei uma olhada no seguinte post...seu mesmo http://www.codigosnaweb.com/forum/viewt ... resh#p9560
mas tu ensinou como dar um refresh para link

tentei o refresh automático..assim ja jogava na varial $data_escolhida o valor do select anterior para que eu pudesse fazer a comparação..

mas não funcionou também...

:?:

Ahh eu tentei
$data = mysql_real_escape_string( $_GET['data'] ); já tentei POST também
...não resolveu!!
0

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

10-12-2010 17:05

ahh ja tentei também onchange="buscar()" no primeiro select(escolher data) e depois no function do javascript mudei o nome para functio buscar(){

mas não pega o valor da variável...
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

10-12-2010 17:08

Eu dei uma olhada nessa linha

$.getJSON('times.ajax.php?search=',{data: $(this).val(), ajax: 'true'}, function(j){

Não sei se é essa linha que manda o GET, se for, teria que pegar o search e não o data
0

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

10-12-2010 17:23

ja tentei trocar por data no lugar de search...mas tb não obtive resultado..
tem algum outro jeito de passar o valor de data..via get ou post sem a necessidade de usar getJSON...porque eu realmente não estou sabendo usar isso...
0

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

10-12-2010 17:28

ahhh esqueci de dizer
quando eu faço isso
$data = mysql_real_escape_string( $_POST['data'] ); $time1 = array(); $sql = mysql_query("SELECT id_jogo, nome_time_um FROM jogo WHERE data = $data", $db);

sabe comparando com $data

na página times.ajax.php
aparece a seguinte mensagem

Warning: mysql_fetch_assoc() expects parameter 1 to be resource, boolean given in C:\xampp\htdocs\BolaoBMG\times.ajax.php on line 11
[]
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

10-12-2010 18:02

O que você pode tentar é tirar esse filtro

$data = $_POST['data'];

E destacar o valor

$sql = mysql_query("SELECT id_jogo, nome_time_um FROM jogo WHERE data = '$data'", $db);
0

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

10-12-2010 18:21

pior que pelo que eu puder perceber...pelo que testei
nem esta passando o valor escolhido no select de uma pagina.php para outra...

tentei usar $.post

não consigo pegar o valor do select..no caso o $data e enviar para o time.ajax.php para fazer a comparação....não passa nenhum valor!
nossa javascript é um treco complicado....
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

10-12-2010 18:29

Se não me engano tem uma indicação aqui no fórum de script para escolher o estado e mostrar a cidade, poderia tentar usar como base.
0

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

10-12-2010 18:37

esse??
http://www.codigosnaweb.com/forum/viewt ... resh#p5282

ou esse?
http://www.codigosnaweb.com/forum/viewtopic.php?t=638

vou continuar tentando...desisti daquele outro...faz dois dias que estou insistindo no javascript e tenho prazo pra entregar..

Obrigada pela ajuda!! :hai:
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

10-12-2010 18:46

Seria esse

http://www.codigosnaweb.com/forum/Menu- ... _2635.html

Não tem algo pronto no que você procura, mas acho que essa é uma boa base.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

10-12-2010 18:49

Não, nada a ver :lol:

Veja se essa é melhor
http://www.codigosnaweb.com/forum/Selec ... _3147.html

Acho que com essa base ai dá. Ai se não conseguir me contata por MSN que faço um orçamento.
0

Mais de 50 postagens
Mais de 50 postagens
Tópico Autor

13-12-2010 15:18

huahauhauha grata...mas nem vou precisar de orçamento

encontrei a solução aqui

Blog do Adrianohttp://www.adrianomeira.com/blog/carreg ... com-jquery
Caso alguém precise....neste exemplo ele não acessa direto do banco...
mas consegui adaptar pra "pegar" os dados direto do BD.

Que seja útil a mais alguém :*
e web...valeu a ajuda!!
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

13-12-2010 23:01

Bom que conseguiu. :handshake:
0