Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor
Nome: Jonathas Morais
Contato:

SpryValidation - Como colocar o foco no campo?

14-01-2010 14:36

Boa tarde Senhores,

Tenho uma página de cadastro que contém diversas div's dentro de um único form.
<form name="cadastro" method="post" action="EmpresaServlet"> <div id="1"> Vários inputs aqui dentro, com validação através do SpryValidation <input onclick="showdiv('sim','1','2'); return false" type="button" id="botao" class="button" value="Próximo" /> </div> <div id="2"> Vários inputs aqui dentro, com validação através do SpryValidation <input onclick="showdiv('sim','1','2'); return false" type="button" id="botao" class="button" value="Anterior" /> <input onclick="showdiv('sim','2','3'); return false" type="button" id="botao" class="button" value="Próximo" /> </div> <div id="3"> Vários inputs aqui dentro, com validação através do SpryValidation <input onclick="showdiv('sim','2','3'); return false" type="button" id="botao" class="button" value="Anterior" /> <!-- Esse é o único submit do form, que postará todas as div's e fará a validação de todos os campos de todas as div's -> <input class="button" type="submit" value="Salvar" name="salvar"/> </div> </form>

Esse é o JS para exibir/ esconder as div's:
function showdiv(ativar,id1,id2) { var A=document.getElementById(id1); var B=document.getElementById(id2); if(ativar=='sim') { B.style.display = 'block'; A.style.display= 'none'; } else { A.style.display = 'block'; B.style.display= 'none'; } }

A minha dúvida é: Consigo validar todos os campos com o submit no final, mas não consigo jogar o foco no campo que está com erro, quando há um erro no cadastro.
Existe alguma propriedade do Spry, onde seja possível setar o foco para o campo com erro?

Obrigado!!!
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

14-01-2010 17:04

Infelizmente não conheço esse script. :!
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor
Contato:

14-01-2010 17:22

Obrigado pela resposta Kleber,

Trata-se de um framework para Ajax baseado em uma biblioteca JavaScript. Geralmente trabalha integrado a IDE (Dreamweaver CS3, CS4, Aptana, Eclipse).
Mas é possível trabalhar com no seu código, através de editores de texto comuns.

A minha dificuldade em fazer o que mencionei no primeiro post é justamente porque o Spry realiza suas validações através do Submit do formulário. E pra piorar, não pode ter nenhum evento associado ao Submit ou ao form em questão.

Tá complicado. Esse cadastro tem algumas peculiaridades e as minhas únicas alternativas atualmente é o Spry e o JQuery.validate.

Mas, caso tenha alguma idéia, estou pronto para testá-la.

Obrigado.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

14-01-2010 19:47

Você consegue pegar o ID do campo? Se sim, acho que dá para setar o foco nele, ou seja, jogar o cursor para lá, não é isso que precisa?
0

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor
Contato:

18-01-2010 08:56

Então Kleber,

Na verdade isso eu já consigo fazer. Consigo capturar o ID do campo e setar o foco nele. Mas o que eu preciso de fato, é que a validação seja feito ao clicar em "button" e não em um "submit" como é o default dele.
Li a API do Spry, mas não encontrei nenhuma referência à respeito. Estou com medo de fuçar no core do Spry e alterar o submit para button e não conseguir resolver isso depois.

Mas se tiver alguma idéia iluminada, pode falar...

Obrigado!!!
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

18-01-2010 09:37

Teria que verificar o porque no script da validação ser ativada pelo submit, ai tentar alterar para um button.
0

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor
Contato:

21-01-2010 09:57

Rs... O duro é isso amigo...

O código é gigante, e é o core do plugin. Se eu alterar o código lá, com certeza vai gerar outros problemas.

Você conhece outros plugins de validação?

Preciso de um que seja bastante flexível e com boa documentação...coisa rara hoje em dia...rs...

Obrigado mais uma vez!!!
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

21-01-2010 10:06

Complicado, ainda não usei nenhum deles. ¨menupic¨
0