Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS


Moderador: web

 
Avatar do usuário
ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Mensagens: 17586
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Sexo: Masculino
Localização: RJ / RJ / Brasil
Contato:

Uma tabela simples

21-01-2007 02:34

As tabelas são compostas de linhas, dentro das quais são colocadas células com o conteúdo. Dentro das células pode-se colocar texto, imagens ou até mesmo outras tabelas. Uma linha pode conter várias células, formando-se então uma tabela com várias colunas.
Os tags para construir uma tabela são:

<TABLE> e </TABLE>: para indicar o início e o fim de uma tabela
<TR> e </TR>: para indicar o início e o fim de uma linha
<TH> e </TH>: para indicar o início e o fim de uma célula-título
<TD> e </TD>: para indicar o início e o fim de uma célula

A única diferença entre o tag <TH> e <TD> é que o primeiro marca o texto da célula com ênfase. Os navegadores interpretam essa ênfase como negrito. Nos exemplos deste livro, não utilizamos o tag <TH>, já que a ênfase pode ser conseguida com tags como <B> e <I>.
Não é obrigatório colocar os tags de fechamento dos elementos da tabela (</TR>, </TH> e </TD>), mas estes tags são úteis para entender melhor a estrutura de linhas e células. Nos exemplos seguintes adicionamos uma borda à tabela. O atributo da borda é colocado dentro do tag <TABLE>.

<TABLE BORDER> <TR> <TD>Célula 1</TD><TD>Célula 2</TD> </TR> <TR> <TD>Célula 3</TD><TD>Célula 4</TD> </TR> </TABLE>


O exemplo acima mostra uma tabela com duas linhas e duas colunas. O número de colunas é definido pelo número de células presentes nas linhas. É possível expandir as células para que elas ocupem o espaço de mais de uma coluna ou linha.

<TABLE BORDER=2> <TR> <TD COLSPAN=2>Célula expandida</TD> </TR> <TR> <TD>Célula 1</TD><TD>Célula 2</TD> </TR> <TR> <TD>Célula 3</TD><TD>Célula 4</TD> </TR> </TABLE>

ou

<TABLE BORDER=3> <TR> <TD ROWSPAN=2>Célula expandida</TD> <TD>Célula 1</TD><TD>Célula 2</TD> </TR> <TR> <TD>Célula 3</TD><TD>Célula 4</TD> </TR> </TABLE>


A solução necessária para fazer uma célula expandida é diferente em cada um dos exemplos anteriores. No caso da célula expandida na largura de duas colunas, ela ficou em uma linha diferente das células 1 e 2. No segundo exemplo, para deixar a célula expandida da altura de duas linhas foi preciso colocá-la na mesma linha das células 1 e 2.
0

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado