Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

aumentar e diminuir valor com php

15-07-2009 11:11

olá galera ! eu tenho esse script aqui ( peguei aqui no fórum) ele aumenta e diminui o valor dentro do form so que eu que no caso está nesse link > http://www.codigosnaweb.com/forum/viewt ... ?f=3&t=727 e em javascript ! eu quero criar da seguinte forma >

simular uma loja de rpg ! ( eu acrescentei um else e agora ele nao funciona,mas é nesta base)
item1 = $150 item2= 200 etc... ou seja identificar cada item que no caso possui um valor diferente , e somar ou subtrair do total .eu editei um pouco o código !

script

<script> // função com o valor do input function menos(valor) { // se o valor for diferente de 0 // pega o valor e subtrai 1 if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)-parseFloat(1); } } // pega o valor e soma 1 function mais(valor) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)+parseFloat(200); } function id2(valor){ if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)-parseFloat(150); }else{ function id3(valor){ if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)+parseFloat(200); } } } } </script> <form name="form"> <input type="text" name="valor" value="500"> <input type="button" value="vender" onClick="mais(valor.value)"> <input type="button" value="comprar" onClick="id2(valor.value)"> <input type="button" value="comprar" onClick="id3(valor.value)"> </form>

obs:
no caso acima quero remover o form de modo que o total seja mostrado bruto (ou seja só o numero na página)a não ser que tenha como bloquear o form( pra nao deixar niguem escrever dentro alterando o seu valor,no caso o dinheiro).no teste tem 3 botões mas era pra teste mesmo ,pois eles vão ficar assim ( descrito abaixo)
e queria colocar um botão assim :
<form method="GET" action="loja.php" target="_self">
<input type="button" value="comprar" onClick="id2(valor.value)">
</form>
pra no caso ele chamar a página (loja.php)verificar o id e só ai ele vai diminuir o valor(comprar)indicado pelo id
ou aumentar o valor! (vender ) ah é no caso em PHP poque acima e em javascript!é o código vai ficar a mostra!

vlw ...
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

15-07-2009 11:14

Entendi quase nada, mas, se quer não permitir que edite o input, adiciona nele o readonly.
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

15-07-2009 12:01

não? :eek realmente o texto ficou grande d++ vamos tentar novamente por partes!!

1-quero criar um sistema de loja tipo rpg ( ou seja um lugar pra comprar e vender itens)

2-quero esse sistema em PHP pois ele está em javascript

3-eu peguei o script Aumentar e diminuir o valor do input desse link http://www.codigosnaweb.com/forum/viewt ... ?f=3&t=727do fórum

4-editei pouca coisa veja abaixo:
<script> // função com o valor do input function menos(valor) { // se o valor for diferente de 0 // pega o valor e subtrai 1 if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)-parseFloat(1); } } // pega o valor e soma 200 function mais(valor) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)+parseFloat(200); } // pega o valor e subtrai 150 function id3(valor){ if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)-parseFloat(150); }else{ function id2(valor){ if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)+parseFloat(200); } } } } </script> <form name="form"> <input type="text" name="valor" value="500"> <input type="button" value="comprar" onClick="id3(valor.value)"> </form>

5-no caso acima ele não está funcionando,pois eu acrescentei um else mas da pra ter uma ideia! pois quero criar ele pra fazer o seguinte, cada id vai ter um valor ex: (id3 tem valor 150) esse 150 seria o dinheiro gasto pra "comprar" algo(resumindo ele vai reitirar do total -150 reais) . Assim como o (id2 tem valor de 200 ) ou seja ele ganhará 200 reais se "vender" algo!(resumindo o script vai adicionar no total + 200 reais)

6-esse total seria o quanto de dinheiro o usuário tem indicado pelo Form( que deve ser bloqueado pra nao deixar alterar seu valor) ex: o usuário tem 500 reais se ele "comprar" algo o dinheiro diminuir (obvio) e caso ele "venda" algo o dinheiro aumenta(obvio)

7-no buton >>
<input type="button" value="comprar" onClick="id2(valor.value)"> // aqui ele defini o id
</form>
e chama a página loja.php (onde vai ficar todo o script descrito no nº 4)assim ele vai verificar o id dentro da página e vai saber se vai aumentar ou diminuir

exemplo:
quando o usuário clicar no buton abaixo ele vai comprar( ou seja diminuir o seu dinheiro).no caso o id2 que custa 200 reais
<input type="button" value="comprar" onClick="id2(valor.value)">
</form>

sendo assim o seu novo valor no total será de 300 ( mostrado no form)reais pois ele tinha 500 e gastou 200 pra comprar o item de id2

entendeu?? acho que nao mudei muita coisa de uma explicação pra outra ,mas tah ai !!!! :arrow
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

15-07-2009 12:56

Pelo que entendi o valor total não pode ser editado pelo usuário, o lance do ID não entendi. Veja esse exemplo

Explica a dificuldade que está encontrando.

<script> // função com o valor do input function menos(valor) { // se o valor for diferente de 0 // pega o valor e subtrai 1 if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)-parseFloat(1); document.getElementById("valor").innerHTML=parseFloat(valor)-parseFloat(1); } } // pega o valor e soma 200 function mais(valor) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)+parseFloat(200); document.getElementById("valor").innerHTML=parseFloat(valor)+parseFloat(200); } // pega o valor e subtrai 150 function id3(valor){ if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)-parseFloat(150); document.getElementById("valor").innerHTML=parseFloat(valor)-parseFloat(150); }else{ function id2(valor){ if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)+parseFloat(200); document.getElementById("valor").innerHTML=parseFloat(valor)+parseFloat(200); } } } } </script> <form name="form"> <input type="text" name="valor" value="500"> <div id="valor"></div> <input type="button" value="comprar" onClick="id3(valor.value)"> </form>

0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

15-07-2009 13:45

web consegui!!e arrumei com um editor de html era isso >>> http://www.eclipsedownload.googlepages.com/mercado.html

só que tem um porem ! eu quero fazer agora pra ele mostrar um mensagem pra quando chegar em 0 e nao deixar comprar (pois 0 ou seja não tem dinheiro)

exemplo
if valor ==0
alert "Você não tem dinheiro";

e tambem quero fazer pra quando o usuário for comprar o item se ele nao tiver o dinheiro suficiente ele mostra um alerta!

exemplo:
eu tenho 200 reais e vou comprar um item de 300 ai ele mostra
if valor <300
alert "você não tem dinheiro suficiente ";

como ficaria????(sei que os comandos estão errados ,mas é pra ter uma ideia!!! )vlw
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

15-07-2009 15:55

Quase dessa forma ai, tenta

if(valor <= 0) {
alert('aviso');
return false;
}
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

15-07-2009 20:40

cara coloquei como vc disse,ai nao pegou ,analizei e tal mas quando coloco junto com o código ele tarva os outros e não pega!

eu também queria mudar uma coisa aqui neste código,como coloco o código que voce disse pra travar o form?? (readonly )onde coloco ele ?
<form name="form"> <input type="text" name="valor" value="0"> <input type="button" value="-" onClick="menos(valor.value)"> <input type="button" value="comprar iten1 (id1)" onClick="id1(valor.value)"> <input type="button" value="comprar item2 (id2)" onClick="id2(valor.value)"> <input type="button" value="comprar item3 (id3)" onClick="id3(valor.value)"> </form>

vlw!!!
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

15-07-2009 20:47

<input type="text" name="campo" value="não pode ser alterado" readonly>
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

15-07-2009 21:38

funcionou legal! só o if e else pra mostrar o alerta que naum!.hum....será que em php fica mais fácil???

vlw
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

15-07-2009 21:41

Não, porque também você precisa do resultado na hora, em todo caso, era para funcionar. Veja em que lugar está colocando o if, se já tem "valor" definido, para ser comparado.
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

15-07-2009 22:18

Use a tag Code para colocar scripts

bem aqui está ele tem o valor pra ser comparado diferente de zero! tem como eu colocar um else

<script> // função com o valor do input function menos(valor) { // se o valor for diferente de 0 // pega o valor e subtrai 1 if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)-parseFloat(1); }

no caso posso colocar assim?

<script> // função com o valor do input function menos(valor) { // se o valor for diferente de 0 // pega o valor e subtrai 1 if(valor!=0) { document.form.valor.value=parseFloat(valor)-parseFloat(1); }else{ if(valor == 0) alert('Sem dinheiro'); return false; }

???? já coloquei e mesmo assim não funciona! vlw
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

15-07-2009 22:35

Tá sem lógica esse if else

você abriu um if dentro do else, mas não colocou o { nele.

Dá uma olhada nesse link que tem uma base de como funciona.

http://www.codigosnaweb.com/forum/viewt ... f=15&t=116
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

16-07-2009 09:40

blz é só juntar o php + javascript agora queria perguntar um coisa, como posso definir um idpra ele saber onde buscar o valor para comparar.

exemplo:

<input type="text" name="valor" value="500" readonly> // esse seria o normal

<input type="text" valor= "$id" name="valor" value="500" readonly> // e esse é como eu queria(algo assim) porque assim eu poderia botar o php pra vericar esse input

tipo:

<?php $valor = "$id"; // assim ele vai buscar o valor no input onde tem o ($id) e comparar ! if($valor==0) { echo "Você não tem dinheiro!"; } elseif($valor==10) { echo "o valor é igual a 10"; } elseif($valor==15) { echo "o valor é maior que 10"; } else { echo "o valor nem é menor que 10 nem igual a 10"; } ?>

vlw
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

16-07-2009 09:56

Para ocorrer isso, teria que haver o envio dos dados via submit. Esse $id, seria algo assim:

$id = $_GET['name-do-input-que-terá-o-id'];

... continua e trabalha com o $id
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

17-07-2009 18:22

blz conseguir!!!! só falta definir o if pra caso chegue a zero ele mostre um alert!! bem isso vc já me passou a dica ,vou ver como faço pra fazer funcionar!! vlw web!!!

:;)
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

22-07-2009 13:49

web tem como ao inves de aumentar diminuir????? vlw
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

22-07-2009 15:13

Não sei de qual script específico está falando, mas basciamente é trocar o sinal. Veja isso em uma linha

document.form.valor.value=parseFloat(valor)+parseFloat(200);

Note que ai aumenta 200, então ficaria

document.form.valor.value=parseFloat(valor)-parseFloat(200);

para subtrair 200

Esse post ficou mais estacionado em JavaScript

MOVIDO: de PHP para JavaScript
0

Mais de 100 postagens
Mais de 100 postagens
Tópico Autor

22-07-2009 18:43

afff eu errei !! eu queria saber no caso do contador de cliques! foi mal :-D
0