Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

dúvida require _once e include

30-04-2010 16:41

Olá! Numa determinada página, eu chamo diversos arquivos através de require_once, conforme abaixo. Essa página também chama outros arquivos através de include. Minha dúvida é a seguinte: as chamadas que faço (não sei se essa é a denominação apropriada) através de require_once devo repeti-las nos arquivos include vinculados. Exemplo abaixo:

PaginaQualquer.php

<? //PaginaQualquer.php require_once("configuracao_mysql.php"); require_once("doctype.php"); require_once("css.php"); require_once("javascript.php"); <table><tr><td> include("fotos.php"); </td></tr></table> <br> <table><tr><td> include("textos.php"); </td></tr></table> ?>

Outra questão: posso criar um arquivo contendo todas as chamadas por require_once, e, nas páginas que utilizam os mesmos require_once, chamar esse arquivo através de include? E, se puder fazer, mas não com include, devo fazer com o quê: require_once, mesmo? Exemplo:

DiversosRequireOnce.php:

<? require_once("configuracao_mysql.php"); require_once("doctype.php"); require_once("css.php"); require_once("javascript.php"); ?>

PaginaQualquer.php:

<? //PaginaQualquer.php include("DiversosRequireOnce.php"); ?>

0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

30-04-2010 16:54

Primeiro veja pela lógica, você vai chamar o arquivo no documento se for usar.

O include é assim, se você usar include, toda vez que que carregar o documento vai fazer o include, quantas vezes for.

Agora o require_once, se você já carregou o arquivo e tentar carregar novamente, ele não carrega.

Ou seja, o melhor a se usar é o require_once.

Você pode até fazer esse teste

<?php // irá chamar teste.html uma única vez require_once("teste.html"); require_once("teste.html"); ?> <?php // irá chamar teste.html 2 vezes include("teste.html"); include("teste.html"); ?>

A ideia da chamada de vários require_once é válida.
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

04-05-2010 16:08

Grato. No princípio do post, eu coloquei o exemplo de código de uma página chamada PaginaQualquer.php. Essa página contém diversos require_once. No corpo da página, eu chamo outras páginas (fotos.php e textos.php) usando include. Estou partindo do princípio de que as páginas chamadas através de include (fotos.php e textos.php) são parte integrante da página PaginaQualquer.php (principal em relação àquelas). Minha dúvida é a seguinte: os require_once que eu coloco no princípio da página PaginaQualquer.php eu devo repetir no princípio de cada página chamada através do include (fotos.php e textos.php)? Ou os require_once que coloco na página principal (PaginaQualquer.php) são suficientes? Depois farei os testes trocando include por require_once para ver o comportamento. Mas eu acho que, na situação colocada, devo usar include, mesmo. Ou não?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

04-05-2010 16:28

Sim, quando você usa o require_once ou include, você passa a ter o conteúdo desses arquivos chamados como parte integrante, e creio que chamando outros arquivos dentro da mesma página que usa os mesmos arquivos não há a necessidade de chamá-los novamente.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

04-05-2010 16:47

Beleza. Era isso. Outra coisa, e por fim (você disse que a idéia era boa), a questão de arquivos que usam mesmo require_once. Veja-se, novamente, a página de exemplo PaginaQualquer.php no princípio do post. Há vários require_once. Eu posso criar uma página chamada, por exemplo, DiversosRequireOnce.php, e, nas páginas que usam require_once iguais, eu fazer a chamada include("DiversosRequireOnce.php");? É que acho que conforme a quantidade de require_once, repeti-los em cada página, no final, isso ocuparia um espaço considerável.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

04-05-2010 16:50

Dependendo do dinamismo da página, é uma boa sim, até porque a página pode mudar, e você precisar fazer mais inclusões de outros arquivos, tendo um arquivo como base a alteração fica melhor.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

04-05-2010 17:04

Esse negócio que você disse da mudança de página é verdade, facilita bastante. Também estou fazendo isso: num formulário zebrado com css: even é de cor branca e odd é de cor cinza. Ao invés de colocar, por exemplo, class="even" e class="odd", fiz isso: $Even = even; e $Odd = odd;, e fica class="$Even" e class="$Odd". Assim, posso mudar as cores: even de cor amarela e odd de cor azul. Mudo as cores do layout sem precisar mexer na estrutura. Obrigadão pela força. Um abraço.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

04-05-2010 17:48

Para estilo CSS, eu prefiro um style .css mesmo.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

04-05-2010 23:47

Eu uso o CSS, como você está dizendo. Depois eu faço um post conforme referi acima. Estou usando o mesmo formulário para cadastro pela administração do site e para cadastro pelo cliente. Mas eu alterno as cores, conforme se utilize um ou outro, com isso:

if($TipoSessaoID == '1'){$Even = 'evenAdmin'; $Odd = 'oddAdmin';} if($TipoSessaoID == '2'){$Even = 'evenCliente'; $Odd = 'oddCliente';} <table> <tr class=\"$Odd\"><td>(..) <tr class=\"$Even\"><td>(..) </table>

E deu certo. Depois eu posto o esquema, se interessar a alguém. Um abraço e obrigado, novamente.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

05-05-2010 08:51

Agora que caiu a ficha :oops: blz
0