Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

dúvida sobre sessão de área restrita

01-07-2010 09:58

No sistema de login e senha que estou desenvolvendo, criei o arquivo de entrada na área restrita, como, por exemplo, Entrar.php (que contém os campos input), e nele coloquei o session_start(), colocando session_start() em todos os arquivos usados dentro da área restrita. Está correto e isso basta? Está ocorrendo de eu clicar no botão atualizar do navegador, e sair da sessão (acho que é isso que ocorre, pois sou enviado à home page). Na verdade, ao clicar no botão atualizar do navegador eu gostaria de atualizar a página. O que pode estar fazendo com que haja citado comportamento do código?
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

01-07-2010 10:02

Geralmente a session só é finalizada quando o navegador é fechado. Verifica se você não configurou o navegador para não armazenar os dados do documento.
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

01-07-2010 10:41

Acho que não é isso, não. Eu clico no botão atualizar dentro do fórum de seu site, a página atualiza normalmente, não saindo da sessão. Se fosse configuração do navegador, ocorreria no fórum de seu site o que ocorre com o meu código.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

01-07-2010 11:22

Acho que estou resolvendo. Estou refazendo a sessão. Depois posto.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

01-07-2010 17:46

Blz.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

03-07-2010 00:03

Estou usando frames em meu site: um superior e outro superior, sendo o superior com valor zero. Isso pode interferir no que está ocorrendo? Se clico no botão atualizar do navegador sou encaminhado para a home page, mas a sessão não é destruída, tanto que se clico no botão para entrar na área restrita, entra-se nela sem pedir login e senha. Se clico no botão sair a sessão está sendo destruída, pois se quiser entrar na área restrita, será pedido o login e senha.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-07-2010 09:39

Agora ficou claro. O uso do frame atrapalha sim. O ideal é que trabalha-se com includes. Acho essa a melhor solução para solucionar esse caso, já que terá todos os documentos incluídos em um único arquivo. Mesmo que atualize o documento, tudo será atualizado ao mesmo tempo.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

03-07-2010 09:47

Eu coloquei "um frame superior e um frame superior". O segundo é inferior. Eu não entendi o que você quis dizer.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-07-2010 09:53

Como você trabalha com frames, você deve ter um documento que cria a session, não sei se usou o session_start em todas as páginas carregadas pelo frame, que é o ideal. Só que como nunca trabalhei com sessions e frame ao mesmo tempo, acho que isso pode interferir no uso de session.

Para funcionar, acho que você deve usar o session_start em todos os documentos que são envolvidos com a session, e reavaliar se a validação está lógica. E se possível deixar de usar frame. Carregar os arquivos com includes.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

03-07-2010 10:09

Eu vou pesquisar sobre sessions e frames. Com o frame, acredito que posso preservar o código fonte. A aparência é de que ele não existe, pois o frame superior tem valor zero, conforme referi. Você disse que como trabalho com frames, devo ter um documento que cria a session. Como assim?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-07-2010 10:14

O que falei é que com frames, cada documento é independente, mesmo assim, tem que trabalhar em conjunto, por exemplo, se um arquivo cria a session, o outro tem que ter o session_start para verificar se a session é criada.

Mas basicamente é fazer diversos teste.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

03-07-2010 10:44

Cara, o problema era o frame, mesmo. Removi-o e não acontece mais. Há algum truque para eu não exibir o código fonte não usando frames?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-07-2010 13:20

Existe alguns métodos de criptografia, no caso você irá obscurecer o código fonte para que quem seja leigo não entenda, faça uma busca no fórum sobre criptografia, se não achar abra um novo post.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

03-07-2010 22:42

Eu andei pesquisando a respeito; também vi um software que esconde o html, não me recordo o nome, mas é pago. Voltando aos frames, pesquisei no Google (digitei: frameset session php) e cheguei a isto:

<frameset> <frame src="frame1.php?<?=session_name()?>=<?=session_id()?>" name="frame1"> <frame src="frame2.php?<?=session_name()?>=<?=session_id()?>" name="frame2"> </frameset>

Inseri session_start(); echo session_id(); echo "<br>"; no princípio da página, mas no Opera aparece o id da sessão, e no FF aparece esta mensagem: Warning: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (C:\Arquivos de programas\EasyPHP\tmp\) in Unknown on line 0. Também pelo Google, cheguei a um post de seu site com o título Não logar duas vezes ao mesmo tempo (http://www.codigosnaweb.com/forum/Nao-l ... _11765.htm), que trabalha com frames e sessão. Penso que se abrir a sessão na abertura do site, ao se entrar na área restrita e se clicar no botão atualizar, não se saia da sessão. Vou tentar adaptar seu código, mas está ocorrendo o que referi com os navegadores. Aparece o id da sessão no Opera, a mensagem que citei no FF, e não se vai para a página que se deveria ir. Como devo proceder para abrir a sessão e enviar juntamente com as páginas dos frames (não sei como se diz corretamente).
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-07-2010 22:48

Testei aqui o código que você indicou no FF e no Opera através do Xampp, e não ocorreu esse problema, portanto acho que tem relação com o Easyphp
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

03-07-2010 23:06

A ocorrência que deu no meu código se repetiu no teste com o seu. Vou reinstalar o Xampp. Qual a versão do Xampp que você está usando?

A maneira de se passar o valor da sessão para a página do frame está correta?

<frameset> <frame src="frame1.php?<?=session_name()?>=<?=session_id()?>" name="frame1"> <frame src="frame2.php?<?=session_name()?>=<?=session_id()?>" name="frame2"> </frameset>

0

ADMIN
ADMIN
Contato:

03-07-2010 23:12

Aqui uso XAMPP para Windows Version 1.6.7!

A forma que indico que chame esses valores é assim

<?php echo session_name(); ?>
<?php echo session_id(); ?>
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

04-07-2010 10:45

E como fica o que você indicou nisto aqui?

<frameset> <frame src="frame1.php" name="frame1"> <frame src="frame2.php" name="frame2"> </frameset>

0

ADMIN
ADMIN
Contato:

04-07-2010 11:29

frame1.php?<?php echo session_name(); ?>=<?php echo session_id(); ?>

MOVIDO: de MySQL para PHP
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

04-07-2010 14:44

Encontrei este código:

<? session_start(); echo "<a href=\"pagina.php?PHPSESSID=".session_id()."\">Pagina dois</a>"; ?>

E este, utilizando frames:
<frame src=your_page_url?PHPSESSID=<?=session_id();?>

Então fiz isto:

<? session_start(); echo session_id(); echo "<br>"; ?> <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Frameset//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/frameset.dtd"> <html> <head> <title><?=$aset[SiteTitle]?></title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> </head> <frameset rows="0,*" frameborder="NO" border="0" framespacing="0"> <frame src="FrameSup.php?PHPSESSID=<?=session_id();?>" name="topFrame" scrolling="NO" noresize> <frame src="IndexHome_Cliente.php?PHPSESSID=<?=session_id();?>" name="mainFrame"> </frameset> <noframes><body marginwidth="0" marginheight="0" topmargin="0" bottommargin="0" leftmargin="0" rightmargin="0"> </body></noframes> </html>

No princípio da página onde se encontra esse código inseri o session_start() e dei um echo. É mostrado o id da sessão, mas não vou para a página onde quero ir. Fico parado. Por quê não funciona? Deveria ser aberta a página indicada no frame.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

04-07-2010 15:41

Você tem os 2 documentos que estão no frame?

FrameSup.php
IndexHome_Cliente.php

* Como disse acima, esse método que está usando está errado, não se deve usar short tags

<?=$valor?>

CORRETO
<?php
echo $valor;
?>
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

05-07-2010 09:19

Eu coloquei um frame superior vazio e um inferior, onde se exibe o conteúdo. A aparência fica como se não fossem frames e o código fica protegido. Se eu usar apenas um frame basta?

Quanto à short tag, não sabia o que era isso. Essa forma já existia no código em que estou me baseando. Depois que você disse sobre ela, pesquisei, e encontrei outras pessoas que não a recomendam. Que complicações ela traz?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

05-07-2010 09:26

Eu acho que proteção de código é meio inútil, tendo em vista que seu sistema deve usar linguagem PHP, e o que será copiado é o retorno em HTML.

Quanto a short tags, acho que alguns servidores de hospedagem, pode não habilitar o uso, então você teria que alterar todo seu script, além de que deve-se usar a forma correta, até para evitar complicações posteriores.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

05-07-2010 10:06

Sobre a proteção do código, vi várias opiniões como a sua e estou pensando a respeito. Coloquei os códigos js e css em arquivos php, e eles estão sendo exibidos integralmente no código fonte.

Sobre o frame, se eu insistir em usá-lo e conseguir resolver o conflito com a sessão, um frame basta, não precisando fazer como fiz: um frame superior vazio e um inferior para exibir o conteúdo?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

05-07-2010 10:41

Um frame basta sim, se possível não use frames.
0