Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

erro script de busca de dados

11-07-2012 11:07

Ola pessoal, sou nova nessa area e estou com algumas dificuldades com meu script de busca de dados. Depois de muito quebrar a cabeça arrumei alguns erros, mas outros nao faço ideia de como retirar. Abaixo vai meu código:

<?php include ("conexao.php"); ?> <table class="estilotabela"> <form method="POST"action=<?php echo $_SERVER["PHP_SELF"] . "?dir=" . $_GET["dir"] . "&" . "pagina=" . $_GET["pagina"];?> name="opa"> <tr> <td class="estilocelulat">Fonte:</td> <td class="estilocelulat"> <select name="fonte"> <option value="estmet">Estação Metereológica</option> <option value="pratic">Praticagem</option> <option value="reanal">Reanálise</option> <option value="OCCAM">OCCAM</option> <option value="NCEP">NCEP</option> <option value="ANA">Agência Nacional de Águas</option> </select> </td> </tr> <tr> <td class="estilocelulat">Variável:</td> <td class="estilocelulat"> <select name="variavel"> <option value="bacia">Bacias</option> <option value="sub_bac">Sub-Bacias</option> <option value="descarga">Descarga</option> <option value="rios">Rios</option> <option value="qual_agua">Qualidade da Água</option> <option value="cotas">Cotas</option> <option value="estacoes">Estações</option> <option value="perfis">Perfis Transversais</option> <option value="sedimentos">Sedimentos</option> <option value="vazoes">Vazões</option> <option value="precip">Precipitação</option> </select> </td> </tr> <tr> <td class="estilocelulat">Ordenar por:</td> <td class="estilocelulat"> <select name="ordenapor"> <option value="regiao">Região</option> <option value="ano">Ano</option> <option value="fonte">Fonte</option> <option value="freqaquis">Frequencia de Aquisição</option> </select> </td> </tr> <tr><td colspan=2 class="estilocelulatitulo"><input type="submit" value="Enviar" name="bot"></td></tr> </table> </form> <br> <?php if (isset ($_POST["bot"])) { $result = mysql_query("SELECT * FROM dados WHERE " . $_POST["variavel"] . " like '%" . $_POST["fonte"] . "%' ORDER BY " . $_POST["ordenapor"]); if (empty($result)) { echo "Nenhum registro encontrado!"; } echo "<form method='POST'action=" . $_SERVER['PHP_SELF'] . "?dir=" . $_GET["dir"] . "&" . "pagina=" . $_GET["pagina"] . " name='opa'>"; while ($row = mysql_fetch_array($result) or die( mysql_error() )) { echo "Dado: $dados[nome]<br />"; echo "Ano: $dados[ano]<br />"; echo "Regiao: $dados[regiao]<br />"; echo "<hr>"; } } ?>

Tenho uma tabela com os seguinte atributos:

Coluna Tipo Nulo Padrão
id_dado int(11) Não
dado varchar(50) Não
variavel varchar(20) Não
ano int(11) Não
regiao varchar(50) Não
nome varchar(50) Não
fonte varchar(50) Não
freqaquis varchar(50) Sim NULL

Ainda, o meu while tem o seguinte erro (Unknown column 'bacia,sub_bac...' in 'where clause')
Alem disso, tenho alguns ddos cadastrados no meu banco e a resposta que recebo no site é a do if (empty($result)) de que nao há dado cadastrado.

Espero ajuda, obrigada

MOVIDO PARA MYSQL
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

11-07-2012 12:21

A primeira consulta

$result = mysql_query("SELECT * FROM dados WHERE " . $_POST["variavel"] . " like '%" . $_POST["fonte"] . "%' ORDER BY " . $_POST["ordenapor"]);

Que é atribuído a esse select <select name="variavel">

Se você usar os valores do option como name da coluna da tabela, você tem que ter a coluna na sua tabela.

E pelo que você informou na sua estrutura, não parece ter todas as colunas do select.
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

11-07-2012 13:48

Mas eu não tenho mesmo essas colunas na tabela, esses valores no <option> seriam cadastrados na minha tabela 'dados'.

Tipo, na tbla dados eu tenho a coluna variavel em que vou cadastrar os valores que estão no <option>.

Como eu faria para que meu script lesse e me retornasse os dados correspondentes?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

11-07-2012 16:33

Como os valores dos options não correspondem a uma coluna existente, a consulta sempre vai dar erro. Qual o objetivo de sua busca?
0

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

12-07-2012 14:56

O objetivo da minha busca seria selecionar dados dentro dos parametros selecionados nos <option> na minha tabela 'dados'. Onde eu tenho as colunas variavel e fonte e nelas teria cadastrado os valores apresentados nos <option value>

Pois tenho inumeros dados como descarga de rios, velocidade de corrente e esses dados foram coletados por alguma instituiçao (Agencia Nacional de Agua, modelagem, ...)

Os dados como descarga e velocidade sao o que chamei variavel e as instituição sao o que chamei fonte (fonte dos meus dados).

E nao estou conseguindo fazer um sistema de busca desses dados. O bonitinho da busca, mas sem selecionar o botao 'enviar' eu consegui, e achei que funcionaria mesmo sem os valores sendo colunas da tabela.

o que faço?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

12-07-2012 17:44

Passando o valor do option para uma coluna que não existe no banco de dados sempre vai dar erro. Você tem que ter todas as colunas usadas no options criadas no bd antes de fazer a busca.
0

Primeiras postagens
Primeiras postagens

28-07-2012 00:23

E pelo que você informou na sua estrutura, não parece ter todas as colunas do select. Imagem
0