Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 25 postagens
Mais de 25 postagens
Tópico Autor

mudar opções de select dependendo de outra select

24-05-2010 14:59

Salve galera!
peguei um código bancana na net pra fazer com que mude as opções de um select dependendo de outro select.
segue o código:

function muda_produto(){ //tomo o valor do select da familia escolhida var familia familia = document.f1.familia[document.f1.familia.selectedIndex].value //vejo se a familia esta definida if (familia != 0) { //se estava definido, entao coloco as opcoes do produto correspondente. //seleciono o array do produto adequado meus_produtos=eval("produtos_"+familia) //calculo o numero de produtos num_produtos = meus_produtos.length //marco o número de produtos no select document.f1.produto.length = num_produtos //para cada produto do array, o introduzo no select for(i=0;i<num_produtos;i++){ document.f1.produto.options[i].value=meus_produtos[i] document.f1.produto.options[i].text=meus_produtos[i] } }else{ //se não havia estado selecionado, elimino os produtos do select document.f1.produto.length = 1 //coloco um traço na unica opção que deixei document.f1.produto.options[0].value = "-" document.f1.produto.options[0].text = "-" } //marco como selecionada a opção primeira do produto document.f1.produto.options[0].selected = true } var produtos_1=new Array("-", "OPÇÃO1", "OPÇÃO2", "OPÇÃO3", "OPÇÃO4") var produtos_2=new Array("-", "OPÇÃO 5", "OPÇÃO6", "OPÇÃO7") var produtos_3=new Array("-", "OPÇÃO8", "OPÇÃO9", "OPÇÃO10") var produtos_4=new Array("-", "OPÇÃO11", "OPÇÃO12") var produtos_5=new Array("-", "OPÇÃO 13")

o formulário funiconando pode ser visto no site: http://www.exatronic.com.br/orcamento/orcamento.html

o código é bem legal, mas só consegui faze-lo funfar na primeira linha, o meu formulário tem 8 linhas, não sei o q fazer pra funcionar nas outras linhas, tentei fazer várias coisas, mas não consegui.

alguém pode me ajudar?

Abraço!
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

24-05-2010 15:25

0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 25 postagens
Mais de 25 postagens
Tópico Autor

24-05-2010 15:34

valeu cara!
sabe o q eu acho estranho, que no javascript, é possível trabalhar de várias formas, isso deixa ele meio confuso, pois é possível trabalhar com variáveis, trabalhar com o name do campo do formulário com o id do campo, poderia ter uma padronização dessa linguagem, posso estar falando besteira, mas é a dificuldade que eu encontro ao estudar javascript.

abraço e valeu mais uma vez pelo exemplo, vou estudar e adaptar ele ao meu código, quando estiver pronto eu posto ok?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

24-05-2010 15:54

Sim, precisando só postar.
0

Mais de 25 postagens
Mais de 25 postagens
Tópico Autor

26-05-2010 11:28

Cara, achei akele script um pouco complicado para eu que estou começando, sendo sincero, não consegui adaptar ele no meu código, não por falta de tentativa, pois eu tentei, mas não consegui mesmo, eu acabei dando um jeito no meu código, pode parecer um pouco amador para você que tem um conhecimento avançado de javascript, mas para eu q sou iniciante já é um grande passo fazer funcionar deste jeito.

Eu coloquei os scripts no html, não em um arquivo separado, e os coloquei como se fossem css "inline", ou seja, coloquei o script onde eu queria que ele funcionasse, apesar de tudo acabou dando certo, pode ser que com o tempo de aprendizado e com mais experiencias eu consiga fazer os ajustes e acabar ficando no padrão atual, no momento assim pra mim já está bom.

Fiz testes nos outros browsers e o resultado foi satisfatório.

Eu acho q estudando e pesquisando vou evoluindo, não adianta eu correr para a solução e não aprender nada a respeito, muitas pessoas pedem solução para o problema, depois que conseguem esquecem até de compartilhar a solução.

Vou continuar a fazer o formulário, pois tem muita coisa ainda a fazer, mas vou postando as minhas evoluções.

O formulário continua disponível no link na primeira mensagem do post.

Agradeço a sua ajuda amigo e agradeço a atenção!

abraço.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

26-05-2010 11:31

Boa, o lance é praticar, sempre editando os scripts manualmente, ai vai adquirindo experiência com o tempo.
0