teclado virtual com php-mysql

Fez aquele sistema legal e quer disponibilizar para outros usuários Essa é a seção correta para isso.

Moderador: web

responder a dúvida

Mensagem por Bluebird Offline » Seg Jun 28, 2010 12:08 pm

Segue código de teclado virtual usando PHP/MySQL para a inserção de senhas:

Crie um banco de dados com o nome teclado_virtual_php_1 e insira a seguinte tabela:

Código: Selecionar todos
# Banco de Dados : `teclado_virtual_php_1`
# --------------------------------------------------------

#
# Estrutura da tabela `usuarios`
#

CREATE TABLE usuarios (
  id int(10) NOT NULL auto_increment,
  usuario varchar(255) NOT NULL default '',
  senha varchar(255) NOT NULL default '',
  KEY id (id)
) TYPE=MyISAM;

#
# Extraindo dados da tabela `usuarios`
#

INSERT INTO usuarios VALUES (1, 'teste', 'abc909090');

Crie um arquivo chamado configuracao_mysql.php e cole o seguinte código:

<?
$db_host = "localhost";
$db_username = "root";
$db_password = "";
$db_name = "teclado_virtual_php_1";
$site_url = "http://localhost/teclado_virtual_php_1";

$base = mysql_connect("localhost","root","") or die(mysql_error());
$connection = mysql_connect($db_host, $db_username, $db_password) or die(mysql_error());

$db = mysql_select_db($db_name, $connection);

session_start();

$t = time();
?>

Crie um arquivo chamado teclado_virtual.php e cole o seguinte código:

<?
require_once('configuracao_mysql.php');

// verificando pelo get se a senha é igual à do banco
$colname_usuarios = "-1";
if (isset($_GET['display'])) {
  $colname_usuarios = (get_magic_quotes_gpc()) ? $_GET['display'] : addslashes($_GET['display']);
}
// fazendo o select na senha recuperada do get
mysql_select_db($database_testes);
//mysql_select_db($database_testes, $testes);
$query_usuarios = sprintf("SELECT * FROM usuarios WHERE senha = '%s'", $colname_usuarios);
$usuarios = mysql_query($query_usuarios) or die(mysql_error());
//$usuarios = mysql_query($query_usuarios, $testes) or die(mysql_error());
$row_usuarios = mysql_fetch_assoc($usuarios);
$totalRows_usuarios = mysql_num_rows($usuarios);

// mantendo os dados digitados no teclado, no display
$enviar       = $_GET['Submit'];
$display      = $_GET['display'];
$submitaction = $_GET['Submitaction']; 

$display = $display . $enviar;

// verificando se a senha é igual à do banco.
$senha=$row_usuarios['senha'];

// se for diferente de vazia:
if ($submitaction != null) {

// e igual à ação de apagar, apaga tudo o que estiver no display
   if ($submitaction=='Apagar')
   {   $display=""; }
// se for igual à ação de entrar, ou logar:
   elseif ($submitaction=='Entrar')
   {   if ($display==$senha) // verifica se o que está no display é igual à variável $senha, que é igual ao campo senha do banco de dados
// se for igual, mostra o nome do usuário, e uma mensagem
       { 
      if($_GET['display'] != ''){
      echo "<center>Olá ".$row_usuarios['usuario']." - Sua senha está correta!<br>Redirecionando... </center>";
      $display="";
      }
      }
// se for diferente, manda o aviso
       else

{ 
      if($_GET['display'] != ''){
      echo '<center>Sua senha está incorreta, tente novamente!</center>';
      $display="";
      }
      }
   }
}

?><head>
<style>
.style2 {text-align:center; background:#ffffff; border-width:1; border-color:#000000;font-family: arial; font-size: 11px; color: #000000; font-weight: bold; cursor:hand;}
.borda {  border-color : #000000;
  border-style : solid;
  border-width : 1px; }

</style>
</head>
<!-- aqui tem o formulário do teclado -->

<blockquote>
  <form name="form1" method="get" action="">
    <table width="200" height="20" align="center" cellpadding="0" cellspacing="0">
    <tr>
     <td><input name="display" type="password" onKeyPress="return false" value="<? print $display; ?>" size="27"></td>
      </tr>
        </table>
        <table><tr><td height="2"></td></tr></table>
        <table width="200" align="center" border="0" class="borda">
        <tr align="center"><td><table align="center"><tr>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="1"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="2"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="3"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="4"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="5"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="6"></td>
          <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="7"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="8"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="9"></td>
          <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="0"></td>
        </tr></table></td></tr>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="q"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="w"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="e"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="r"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="t"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="y"></td>
          <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="u"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="i"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="o"></td>
          <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="p"></td>
        </tr></table></td></tr>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="a"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="s"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="d"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="f"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="g"></td>
          <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="h"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="j"></td>
            <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="k"></td>
          <td width="20" height="20" align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="l"></td>
        </tr></table></td></tr>
            <td align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="z"></td>
            <td align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="x"></td>
            <td align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="c"></td>
            <td align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="v"></td>
            <td align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="b"></td>
            <td align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="n"></td>
            <td align="center"><input name="Submit" type="submit" class="style2" value="m"></td>
        </tr></table></td></tr>
        </table>
        <table width="316" align="center" border="0">
          <tr>
            <td width="50%" align="left"><input name="Submitaction" type="Submit" class="style2" value="Apagar"></td>
            <td width="50%" align="right"><input name="Submitaction" type="submit" class="style2" value="Entrar"></td>
          </tr>
        </table>

</form>
</blockquote>
<?php
// libera o mysql da consulta realizada anteriormente, nunca esqueça disso..rs
mysql_free_result($usuarios);
?>

Eu adaptei o código a partir do contido no seguinte link: http://www.revistaphp.com.br/artigo.php?id=72. Poderá ser melhorado, inclusive layout e segurança, ficando à disposição para contribuições nesse sentido.

detalhes...

Bluebird
SUPER VETERANO
SUPER VETERANO

Mensagem por web Offline » Seg Jun 28, 2010 1:30 pm

Testei só o html, sem o banco de dados, mas não entendi porque a cada clicar na tecla dá um submit no documento.

detalhes...

Gostou do que encontrou? Divulgue, indique, participe, agradeça pelas respostas.

Faço scripts personalizados ou reparos em scripts. Orçamento MSN codigosnaweb [@] hotmail [.] com

web
ADMIN
ADMIN

Mensagem por Bluebird Offline » Seg Jun 28, 2010 8:10 pm

Isso eu também não sei, mas é porque sou leigo. Mas teste com o banco de dados. Está funcionando. Eu queria saber se é seguro. Naquele link que passei, após os artigos tem os comentários, e teve um cara que detonou com o script e com quem o postou. Há uma coisa que achei interessante: nos navegadores em que testei, a inserção de dados pelo teclado do computador foi bloqueada. Faça um teste com o bd para vê-lo funcionar. Eu gostaria de saber se o código é seguro.

detalhes...

Bluebird
SUPER VETERANO
SUPER VETERANO

Mensagem por web Offline » Seg Jun 28, 2010 8:29 pm

Não achei seguro, até porque cada vez que é feito um submit, a link, no caso, as senha que estão sendo passadas vão ficando no histórico. O correto era não ter o refresh no documento. O teclado poderia ser igual o que postei no link abaixo

Teclado-Virtual_13_319.html

Seria só adaptar nele a conexão com o banco de dados.

detalhes...

Gostou do que encontrou? Divulgue, indique, participe, agradeça pelas respostas.

Faço scripts personalizados ou reparos em scripts. Orçamento MSN codigosnaweb [@] hotmail [.] com

web
ADMIN
ADMIN

Mensagem por Bluebird Offline » Seg Jun 28, 2010 8:51 pm

Ontem, eu copiei o script de seu teclado e o testei. Mas uma coisa está pegando. O Google colocou um teclado virtual em sua home, que você o acessa ao clicar num ícone (um tecladinho) dentro do campo input. Eu não quero que o teclado fique a todo momento aparente. Há pouco, eu encontrei um código em que há tal ícone, mas fora do input, que me serve (http://www.greywyvern.com/code/javascript/keyboard). Acho que foi em seu site, vi um código em js para bloquear o teclado do computador. Acho que vou usá-lo para bloquear o teclado da máquina e forçar o usuário a usar apenas o teclado virtual para a inserção de senha. O que você acha? Esse negócio de teclado virtual atrapalha a quem quer fazer mau uso do site, ou é apenas para inglês ver?

detalhes...

Bluebird
SUPER VETERANO
SUPER VETERANO

Mensagem por web Offline » Seg Jun 28, 2010 8:55 pm

Hoje em dia tem que ter segurança em tudo, e existe várias formas para isso: captcha, validação, teclado virtual, etc...

Você tem que avaliar a necessidade da proteção e escolher um desses. Só não pode deixar uma área que é importante do site desprotegida.

detalhes...

web
ADMIN
ADMIN

Mensagem por Bluebird Offline » Seg Jun 28, 2010 9:05 pm

Coloquei os três itens que você referiu. Eu acessei um site, procurando pelo teclado virtual, em que havia uns comentários, e um cara ridicularizava o teclado virtual. Era um post já antigo, creio que de 2004. Naquela época eles ofereciam menos resistência do que hoje? Ou o teclado virtual é fácil de ser burlado para quem sabe?

detalhes...

Bluebird
SUPER VETERANO
SUPER VETERANO

Mensagem por web Offline » Seg Jun 28, 2010 9:19 pm

Eu acho que alguns sistemas de spam conseguem burlar um captcha, agora, teclado virtual eu acho difícil, até porque ele é usado para comparar a senha digitada com uma gravada. De qualquer forma, é sempre bom fazer uma validação dos dados digitados também antes de comparar ou inserir no banco de dados.

detalhes...

web
ADMIN
ADMIN

Mensagem por Bluebird Offline » Ter Jun 29, 2010 5:55 pm

Vou usar o teclado virtual do link que informei atrás, em js. Eu gostaria que no campo em que utilizarei o teclado virtual fosse desabilitado o teclado da máquina. Eu cheguei a ver um código que bloqueava o teclado, não me recordo se neste site, mas acredito que não guardei o link. Tem como fazer o que pretendo?

detalhes...

Bluebird
SUPER VETERANO
SUPER VETERANO

Mensagem por web Offline » Ter Jun 29, 2010 5:59 pm

É só você colocar o readonly no input que já não permite entrada de dados no input pelo teclado.

detalhes...

web
ADMIN
ADMIN

Mensagem por Bluebird Offline » Qua Jun 30, 2010 10:41 am

Dei uma pesquisada, mas encontrei várias formas: apenas escrito readonly; readonly="true"; readonly="readonly". Qual a correta?

detalhes...

Bluebird
SUPER VETERANO
SUPER VETERANO

Mensagem por Bluebird Offline » Qua Jun 30, 2010 10:52 am

Eu coloquei readonly="true" no input (não sei se está certo). No Opera e no Safari os dados não são enviados. Apenas nos FF e no IE. Está certa a forma como coloquei?

detalhes...

Bluebird
SUPER VETERANO
SUPER VETERANO

Mensagem por web Offline » Qua Jun 30, 2010 2:47 pm

Vou verificar aqui no Opera.

detalhes...

web
ADMIN
ADMIN

Mensagem por Bluebird Offline » Qua Jun 30, 2010 2:49 pm

Eu achei algo com jQuery, mas não sei como chamar a função. Posso te passar os links? Geralmente, o que se faz em jQuery é cross browser, em sua maioria.

detalhes...

Bluebird
SUPER VETERANO
SUPER VETERANO

Mensagem por web Offline » Qua Jun 30, 2010 2:53 pm

Instalei o Opera aqui, e funcionou o readonly assim

readonly="readonly"

detalhes...

web
ADMIN
ADMIN

Próximo

responder a dúvida

Voltar para Laboratório de scripts PHP / MySQL