Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor

validar data nascimento - calcular idade - formato mysql

28-04-2012 16:41

Uma ajuda: tenho que validar uma data de nascimento(php), depois calcular a idade sendo que tenho que enviar esse dado(data nasc) para um banco de dados mysql, portanto, a data deve ser no formato compativel com o bd. :envy:

MOVIDO PARA A SEÇÃO PHP
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

28-04-2012 16:59

Para validar uma data, tem que usar o checkdate

<?php echo var_dump(checkdate(12, 31, 2000)); ?>

Para calcular a idade, use

<?php function birthday ($birthday) { list($year,$month,$day) = explode("-",$birthday); $year_diff  = date("Y") - $year; $month_diff = date("m") - $month; $day_diff   = date("d") - $day; if ($month_diff < 0) $year_diff--; elseif (($month_diff==0) && ($day_diff < 0)) $year_diff--; return $year_diff; } echo birthday("aaaa-mm-dd"); ?>

Fonte http://snippets.dzone.com/posts/show/1310
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor

29-04-2012 09:24

gostei do codigosnaweb. Longa vida para o site!!! Mas continua a minha duvida: tenho um formulario em que se pede para preencher a data de nascimento que por sua vez vai para o mysql, mas antes devo validar a data. No formulario, em htlm, tenho um action x.php que remete para o php propriamente dito para ser validado e depois de validado, devo calcular a idade. Portanto, o formato deve obedecer ao DATE do bd e antes que chegue ateh o bd, deve acontecer a validação. OK?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

29-04-2012 10:14

Não posso fazer por você, vou só dar umas base para você altere como precisa.

<?php if($_POST) { extract($_POST); $parte = explode("-", $data); $postedDate = $parte[2]."-".$parte[1]."-".$parte[0]; if(preg_match('/^[0-9]{4}-(0[1-9]|1[0-2])-(0[1-9]|[1-2][0-9]|3[0-1])$/', $postedDate)) { list($year , $month , $day) = explode('-',$postedDate); echo "ok"; } else { echo "falso"; } } ?>

<form action="" method="post"> <input type="text" name="data" value=""> <input type="submit"> </form>

Esse é um exemplo para pegar a data no formato: dd-mm-aaaa e verificar se a data é válida ou não. A partir dai, você baseia suas validações ali no trecho do ok.
0

Primeiras postagens
Primeiras postagens
Tópico Autor

29-04-2012 16:08

Entendi agora. Problema resolvido. Tenho uma pag experimental netdelivery.vai.la e lá coloquei na aba incluir.html o endereço do site codigosnaweb . É uma maneira de agradecer. obrigado. :)
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

29-04-2012 16:18

Agradeço. ;) Mas você deve colocar um login lá para qualquer um não usar o sistema.
0